Imprimir

Notícias / Turismo

Com cenários paradisíacos, Tesouro nasceu da exploração de diamante e reúne cachoeiras exuberantes

Da Redação - José Lucas Salvani

Ao longo da história, inúmeras cidades brasileiras surgiram graças ao interesse econômico a partir da exploração de recursos naturais, seja para remanejo interior ou exterior. Tesouro (a 376 km de Cuiabá), município com pouco mais de 3,7 mil habitantes — segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — surgiu a partir da exploração do diamante e se consolidou como um destino turístico para os apaixonados por cachoeiras exuberantes.

Leia também:
Após passar por burnout, cearense pega receita de mãe para abrir delivery de comida nordestina em Cuiabá

Sertanista, Antônio Cândido de Carvalho foi o grande responsável pela exploração da região de Tesouro, ao final do século XIX. Após chegar na região com uma pequena expedição, ficou encantado com as paisagens e acabou se tornando um verdadeiro “garoto propaganda”, o que ocasionou a chegada de inúmeros migrantes, como garimpeiros e seringueiros, com o objetivo de explorar as terras que ainda não tinha sofrido na mão humana.

Entre os migrantes, estava o mineiro João José de Morais, conhecido popularmente na época como Cajango. Logo em 1909 recebeu seringueiros que, convencidos por ele, trocaram de ofício e se tornaram garimpeiros a fim de explorar as riquezas pelo Rio das Garças, instalando-se nas terras banhadas pelo Cassununga.

Cajango acabou se tornando a principal mente por trás da exploração de diamantes. A fama da região, portanto, acabou correndo para outra regiões do país, resultando na chegada de novos migrantes e, consequentemente, novos povoados que mais tarde acabaram se tornando municípios, como foi o caso do Tesouro. A cidade, entretanto, só foi se estabilizar anos mais tarde com a chegada de comerciantes e agricultores.

Inicialmente, o Tesouro foi distrito de Santa Rita do Araguaia (a 420 km de Cuiabá) e depois passou a pertencer a Lajeado (atual Guiratinga, a 330 km de Cuiabá). Somente em 1953 que Tesouro foi reconhecido como município, devido a uma lei do deputado Clóvis Hugueney que desmembrou o território de Guiratinga.

Apesar do histórico exploratório, atualmente Tesouro é conhecido graças às inúmeras cachoeiras que compõem cenários paradisíacos. Entre os principais pontos turísticos, há Cachoeira do Borá, Cachoeira da Fumaça - com queda de 80 metros - e Cachoeira Jatobá, ambas localizadas no distrito de Batovi, além do Vale Pré-Histórico, Vale dos Dinossauros e trilhas que podem ser feitas com a presença de guias.

Agências de Turismo (via Mapa do Mato)

Descubra Tesouro MT
Instagram 
Contato: (66) 9 8441-4999

Piratas Ecoturismo
Instagram 
Contato: (66) 9 9984-8813
Imprimir