Imprimir

Notícias / Cinema

Diretor mato-grossense tem filme selecionado em festivais da Inglaterra e Turquia

Da Redação - José Lucas Salvani

Cacerense, o diretor Leandro Peska teve seu curta-metragem “Cateto” selecionado no Sessions by Lift-Off Global Network, festival de cinema que acontece em Londres (Inglaterra), e na 14ª edição do festival Rofife 2022, em Bolu (Turquia). A produção foi gravada em 2011, mas apenas foi finalizada em 2021, quando Leandro resolveu tocar novamente o projeto. Ambos os festivais acontecem no primeiro semestre de 2022.

Leia também:
Roupa Nova anuncia show em Cuiabá no final de abril com mesas de R$ 2,5 mil

“Cateto” traz o registro do encontro de um homem com porco. “A gente acompanha o que acontece nesse encontro. Não gosto muito de escrever o que acontece porque perde um pouco do filme. É um registro nu e cru do que vai acontecer nesse encontro”, detalha Leandro. A obra foi rodada em preto e branco, com duração de cinco minutos.
 

Em entrevista ao Olhar Conceito, Leandro conta que gravou o curta-metragem durante uma viagem de fim de ano na fazenda de sua avó, na zona rural de Salto do Céu (294 km de Cuiabá). “A ação do filme iria acontecer inevitavelmente e sempre com minha câmera na época, minha mochilinha de câmera, resolvi filmar. Naquela época filmei e não cheguei a editar o material. Fiz um primeiro corte, vamos dizer assim, mas não dei finalização”.

Ao longo de pouco mais de uma década, Leandro tocou outros projetos, como o documentário “Sob Múltiplos Olhares”, em 2019. Já durante a pandemia, revisitou alguns arquivos e lembrou da existência de “Cateto”, enxergando uma nova possibilidade para a produção, que foi inscrita tanto em festivais nacionais — foi selecionado e indicado em Melhor Edição no 3º Cine Urutu — como para internacionais.



“É um sentimento de surpresa. Incrédulo. A inscrição você obviamente espera ser selecionado, mas quando vem a resposta da organização de um festival de um pais que você nunca foi e nem um projeto seu foi e diz: teu filme foi selecionado. Eu estou na periferia da periferia do audiovisual brasileiro”, pontua.

Leandro acredita que “Cateto” deva já no final de fevereiro no festival Sessions by Lift-Off Global Network, que será híbrido, com exibições tanto nos cinemas como na web. Já entre os dias 17 e 20 de março, “Cateto” será exibido no festival Rofife 2022, onde foi indicado na categoria Melhor Documentário.
Imprimir