Imprimir

Notícias / Cinema

CineCaos seleciona filmes de horror e ficção científica para sétima edição

Da Redação - José Lucas Salvani

O CineCaos está nos preparativos finais para a realização de sua sétima edição, prevista para maio. A mostra não-competitiva irá exibir 50 filmes por meio do Darkflix e está com inscrições abertas. Para participar, é necessário cumprir os requisitos necessários e ter proximidade com o tema da edição, “Devires”. Inscreva-se aqui.

Leia também:
Mãe de dois filhos aposta em ensaios boudoir para enaltecer beleza de mulheres cuiabanas

Devir, para a Filosofia, refere-se ao movimento de mudança, de transformação. Portanto, para sua sétima edição, são cinco áreas temáticas baseadas no devires: Devir-Índio, Devir-Negro, Devir-Mulher, Devir-Animal e Devir-Nômade. O objetivo é dar visibilidade às produções que têm esses grupos socialmente vulneráveis como protagonistas, a partir de filmes que explorem horror, fantasia, ficção científica, podendo ser experimental ou documentário que dialoguem com o tema.

“O Brasil é muito rico nas produções de cinema e o que precisamos mesmo é mostrar isso na perspectiva do historicamente oprimido, como a mulher, o indígena, a pessoa negra. E é uma alegria incentivar essa produção cultural socialmente engajada”, comentou a diretora da Assembleia Social, unidade da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que também gere o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

Os interessados em participar, além de se inscrever pelo formulário, devem disponibilizar os filmes em formato digital, por plataformas que não expiram, como Vimeo, YouTube ou Drive. Para participar, é necessário que os filmes sejam nacionais e produzidos a partir de 2020. Serão aceitos curtas-metragens (de até 25 minutos) e longas-metragens.

As inscrições seguem até o próximo dia 28 e a exibição gratuita dos filmes selecionados será entre 1º e 10 de maio deste ano. Compõem a curadoria do CineCaos os críticos de cinema Beatriz Saldanha e Carlos Primati.

O CineCaos tem apoio da MT Escola de Teatro, da Associação Cultural Cena Onze, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Assembleia Social, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), do Visual Virtual, da Arto Galeria e do Cine Teatro Cuiabá. Parceria: Darkflix.
Imprimir