Imprimir

Notícias / Cinema

Aníbal Alencastro é homenageado em documentário

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

O Cine Teatro Cuiabá exibe, na terça-feira (24), às 19h, o documentário “Paradiso de Anibal”, homenagem a Aníbal Alencastro, um dos pioneiros e mais reconhecidos projecionista de cinema de rua de Mato Grosso. A entrada é franca. O documentário de Diego Baraldi integra a programação que comemora os 80 anos do Cine Teatro Cuiabá. Além da justa homenagem a Aníbal Alencastro, o evento conta ainda com exposição de automóveis do Clube do Carro Antigo de Mato Grosso, performance musical do pianista Arthur Scharneski e exposição dedicada ao aniversário do Cine Teatro Cuiabá.

Leia mais: 
Instituto Ciranda abre vagas para aulas de música a crianças e adolescentes; saiba como participar

Para o produtor do Doc, Diego Baraldi, o filme se concentra na trajetória profissional de Alencastro, enfatisando lembranças da época que trabalhou como projecionista em diversas salas de cinema de Cuiabá e de outras ciaddes de MT. Além disso, o projeto tem intuito de mobilizar públicos de diferentes gerações no compartilhamento de relatos relacionados à vivências das salas de cinema de rua do estado. 

Há mais de meio século, Aníbal Alencastro pesquisa a história de Mato Grosso, com destaque para aspectos da vida cultural e para a memória das salas de cinema (registrados em livros como “Anos dourados dos nossos cinemas”, de 1996, e “Cuyabá: histórias, crônicas e lendas”, de 2003).

O projeto, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, contemplado no edital Mestres da Cultura de Mato Grosso, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, prevê a realização de um documentário de média-metragem, uma série de episódios de podcast e o site www.memoriasdeanibalalencastro.com .

Serviço
Estreia do documentário Memorias de Aníbal, de Diego Baraldi
No Cine Teatro Cuiabá
Terça-feira, 24 de maio, às 19h
Imprimir