Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Shopping Popular completou 25 anos em abril e passaria por mega reforma que previa salas de cinema; veja vídeo

Da Redação - Bruna Barbosa

Fundado em 21 de abril de 1995, a história do Shopping Popular começou quando aproximadamente 400 camelôs, que trabalhavam nas ruas do centro de Cuiabá, foram retirados pela prefeitura e instalados em duas salas cedidas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no bairro Dom Aquino. Eles se uniram na busca por direitos e conseguiram uma estrutura melhor de trabalho, onde um dos benefícios era o amplo estacionamento, que atraía visitantes de todo o estado. 

Leia também 
Cuiabana vende frutas e verduras há duas décadas em barraca na frente de casa no Jardim Cuiabá

Em 2014, o Shopping Popular, que já tinha se tornado uma referência entre os cuiabanos no quesito comércio passou pela primeira reforma, que modernizou a estrutura. A inauguração aconteceu no ano seguinte, em 21 de julho. Até 2020, a associação contabilizava mais de 600 comerciantes, além de gerar 2 mil empregos diretos. 

O Shopping Popular de Cuiabá é o único que tem um Contrato de Concessão com a prefeitura e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE). Em abril deste ano, a associação fez o lançamento das obras de ampliação do centro comercial. 

Salas de cinema, academia e nova praça de alimentação 

O projeto da obra ambiciosa, que prometia modernizar ainda mais o Shopping Popular, previa a construção de uma nova praça de alimentação, ainda maior que a atual, além de espaço kids, academia, três salas de cinema e espaço para comportar mais 300 comerciantes. 

A obra previa a construção de oito pavimentos, sendo sete deles destinados a estacionamento. O número de vagas para carros saltará de 250 para mil, todas cobertas. A expectativa era de que a obra gerasse R$ 300 milhões aos cofres municipais nos próximos 22 anos. 

Destruído por incêndio 

Na madrugada desta segunda-feira (15), o Shopping Popular foi completamente destruído por um incêndio de grandes proporções. Militares do Corpo de Bombeiros estão no local para tentar conter as chamas. Informações preliminares apontam que grande parte da estrutura desabou. 

Não há informações sobre feridos. As imagens impressionam pela altura das chamas. A assessoria do Shopping Popular informou que o local não tem seguro contra incêndio. De acordo com alguns empresários que estão no local, ainda não é possível contabilizar os prejuízos.

Veja vídeo do projeto de ampliação:


 
Imprimir