Imprimir

Notícias / Política Cultural

​Instituto Marielle Franco promove encontro sobre candidaturas de mulheres negras em Cuiabá

Da Redação - Bruna Barbosa

Com o objetivo de fortalecer e promover candidaturas de mulheres negras nas Eleições Municipais de 2024, o Instituto Marielle Franco realiza um encontro, nesta quarta-feira (31), a partir das 19h na Casa das Pretas, em Cuiabá. A ação, intitulada "Ocupa Marielle Franco", vai reunir diferentes representações da sociedade para debater os desafios e as estratégias para incentivar a participação política.

Leia também 
Cuiabana Bruna Viola se casa com influencer em cerimônia intimista em SP: 'noite perfeita e inesquecível'

O movimento busca ampliar o legado político deixado por Marielle Franco, socióloga, ativista e então vereadora do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto, fundado pela família de Marielle, a ação deve alcançar diferentes regiões do país ampliando o repertório de tecnologias de mobilização e articulação política. Ainda há a possibilidade de mapear os desafios e problemas da cidade para promover espaços de construção participativa, em especial para candidatura de mulheres negras.
 
No estado, a organização local ficou por conta do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), liderado pela fundadora Antonieta Costa. O evento deve contar com apresentações artísticas, roda de conversa e debates sobre os desafios de candidaturas de mulheres negras no contexto mato-grossense.
 
Segundo Maria Clara Bertúlio, também organizadora da ação no estado, o movimento busca combater a violência política de gênero e raça, além de proporcionar um momento de debate sobre a ausência de mulheres negras na política.
 
"Fico muito contemplada em, junto com Antonieta Costa, articular um movimento como este em Mato Grosso. Com essa articulação com o Instituto, buscamos combater a violência política de gênero e raça, e também falar sobre a ausência de mulheres negras em espaços de poder. É muito importante que possamos fomentar a representação das nossas na política, pois entendemos que é dessa forma que podemos fazer a diferença", disse Maria Clara.
 
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas Eleições Municipais, realizadas em 2020, Mato Grosso contou com apenas 10% de candidaturas de mulheres negras. A média mato-grossense é próxima da média nacional, apontando uma baixa inserção desta população na política.
 
O evento é gratuito e contará com as apresentações artísticas de Danielle Souziel e Gê Lacerda. Para participar é necessário se inscrever no link: https://bit.ly/ocupamariellemt.  Além de Cuiabá, também estão previstas ações em Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Niterói, Macapá e outras cidades do país.
 
Sobre o Instituto Marielle Franco
 
O Instituto Marielle Franco é uma associação sem fins lucrativos que foi criada em 2018, pela família de Marielle Franco como uma resposta ao seu assassinato. Com o objetivo de lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes deixadas por Marielle na sociedade brasileira, o Instituto tem a missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras e pessoas LGBTQIA+ periféricas a seguirem movendo as estruturas por uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária.
Imprimir