Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Espetáculo aborda diáspora africana de forma poética em performance ancestral no Zulmira Canavarros

Da Redação - Bruna Barbosa

No espetáculo "Quilombo de Nanã", o grupo Elementares do Quilombo aborta aspectos da diáspora africana em uma performance poética nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), no palco do Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, sempre às 20h. A entrada é social, feita com a troca de brinquedos novos ou em bom estado. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla

Leia também 
Fotografia da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito leva 1° lugar em concurso

A performance aborda o tema através de manifestações culturais como danças, lutas, modo de vida, práticas religiosas, formas de organização política e suas reverberações. Nesta temporada, “Quilombo de Nanã”, do grupo originário de Chapada dos Guimarães, segue com a direção de Oz Ferreira e Tatiana Reis. 

A trilha sonora é produzida por Paulo Monarco, uma apreciação a parte, que narra o legado histórico interpretado pelas bailarinas através de dança e projeções. As canções, para quem quiser ouvir, estarão disponíveis no Spotify e YouTube a partir de 24 de agosto. 

Sobre o espetáculo Quilombo de Nanã Circula Quilombo de Nanã é um projeto de circulação do espetáculo de dança Quilombo de Nanã do Grupo Elementares do Quilombo. Ele estreou em 2021 nos quintais do Quilombo Lagoinha de Baixo e no Bairro Aldeia Velha, ambos localizados em Chapada dos Guimarães.

O processo de remontagem da obra e concepção da trilha sonora original, no entanto, começou entre setembro e outubro de 2023. 

Já teve apresentações em Chapada dos Guimarães e, desta vez, se apresenta em duas sessões no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

Na circulação virtual, o espetáculo será exibido em canais do YouTube de redes parceiras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser exibida no canal do próprio grupo. 

Quilombo de Nanã é a segunda obra do Grupo Elementares do Quilombo - Grupo de Dança da Comunidade Quilombola da Lagoinha de Baixo localizada em Chapada dos Guimarães - MT. Este projeto foi contemplado pelo Edital Viver Cultura da Secel-MT. 
 
Imprimir