Imprimir

Notícias / Política Cultural

Mato Grosso é selecionado por edital do MinC e receberá R$700 mil para MT Criativo

Da Redação - Isabela Mercuri

Mato Grosso foi um dos cinco estados que teve seu programa de economia criativa selecionada pelo edital Ministério da Cultura (MinC) para fortalecimento das incubadoras do Programa Brasil Criativo. O “Mato Grosso Criativo” vai receber R$700 mil para colocar em prática suas metas.

Leia mais:
Primeiro fruto de consultoria do MT Criativo acontecerá no mês de julho em Alta Floresta
Design Thinking e Produção de eventos são temas de cursos do MT Criativo para produtores culturais

O programa mato-grossense foi apresentado no dia 17 de setembro para a população e prevê o desenvolvimento de ações como: mapeamento de iniciativas culturais e criativas, promoção de intercâmbios técnicos, realização de eventos e capacitações em diferentes regiões do Estado, premiação de empreendedores e empreendimentos criativos e a contratação de empresa de consultoria para o programa.

Parte do ‘Transforma Mato Grosso’, o MT Criativo é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Trabalho e Assistência Social (Setas), Educação (Seduc) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Suas ações devem ser realizadas até dia 31 de outubro de 2016.

“Com o incentivo previsto pelo edital, ganhamos fôlego para desenvolver as ações e atingiremos nosso objetivo de fortalecer e desenvolver os negócios criativos em Mato Grosso”, destaca Rafael Mazeto, coordenador de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Além de Mato Grosso, também foram selecionados pelo MinC projetos do Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro e Acre.

"A economia criativa representa uma atividade econômica que tem como valor agregado a criatividade, um potencial rico que Mato Grosso tem para ser ampliado nesse segmento e que precisa de suporte, de políticas públicas, a fim de ser desenvolvido em sua plenitude”, observou o titular da Secel, Leandro Carvalho.

Um dos objetivos do MT Criativo é criar o Centro de Economia Criativa, que será instalado na antiga sede da Secel na avenida Getúlio Vargas.
Imprimir