Notícias / Mobilidade Urbana

14/08/2013 - 08:38

Imóveis tombados não serão demolidos para obras do VLT

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Imóveis tombados não serão demolidos para obras do VLT
Dezessete imóveis que foram tombados como patrimônio histórico, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) não serão mais demolidos para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos. Estes imóveis que fazem parte do Centro Histórico de Cuiabá e estavam destinados à desapropriação, foram retirados da lista de 41 propriedades para remoção divulgada pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Leia mais:
Morador desapropriado retorna e monta barraco em área de viaduto
Por Copa sem erros, Cuiabá se alinha com as demais cidades-sede

A preocupação do Governo agora é correr contra o tempo e proceder as 36 desapropriações de imóveis que estão na rota do VLT, entre as avenidas Mato Grosso e XV de Novembro. Em toda a sua extensão, a via permanente do VLT vai demandar cerca de 300 desapropriações. Os trabalhos de sondagens na via já tiveram início.

Já com ordem de desapropriação assinada, vários comerciantes ao longo da Prainha ainda não deixaram seus estabelecimentos alegando não ter para onde ir. Todos eles ainda aguardam pagamento da indenização. Alguns afirmaram que não deixarão o comércio enquanto não receber o dinheiro.

Protesto – Na semana passada, um morador do bairro da Manga, desapropriado para as obras do viaduto Dom Orlando Chaves (avenida da FEB), acabou retornando ao local de sua residência que foi demolida e montou uma barraca. Justificando que não tem para onde ir e que ‘foi despejado da casa da sogra’, o funileiro Radanese Souza montou um barraco de lona e se instalou com sua esposa grávida de oito meses. Sem água e energia, ele afirma que não deixará o local enquanto não for ressarcido.

A Secopa, através de sua assessoria de imprensa afirmou que o dinheiro da indenização de todos os moradores daquele local – nove famílias que moravam em dois lotes – foi depositado em juízo. Segundo a assessoria, os moradores devem procurar a Comarca de Várzea Grande e apresentar a documentação necessária para que o pagamento seja liberado.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Roberto, em 15/08/2013 às 21:21
Se pudesse botava fogo nessas velharias que só existem para esconderijo de ladrão e maconheiro...
por Mauro Figueiredo, em 14/08/2013 às 19:18
O MELHOR NEGÓCIO É DINAMITAR TUDO QUE ESTÁ ABANDONADO E ESTÁ EMPRERRANDO O VLT. CUIABÁ QUER O MELHOR E SE MODERNIZAR, QUEM GOSTA DE VELHARIA É MUSEU. PRÁ QUE MANTER EM PÉ MEIA DÚZIA DE CASAS VELHAS CAINDO AOS PEDAÇOS? MEDIA DÚZIA DE RUINAS NÃO MUDA EM NADA A BELA HISTÓRIA DE NOSSA CUIABÁ. ESSAS ENCRENCAS TODA HORA JÁ ESTÁ ENCHENDO O SACO, DEIXEM A SECOPA TRABALHAR PARA TERMINAR LOGO ESSAS OBRAS.
por JOSIMAR DE SOUZA TEIXEIRA, em 14/08/2013 às 19:10
Eu odeio esse negocio de imoveis tombados... umas casas feias e velhas que so serve pra enfeiar a cidade e atrapalhar o progresso... até quando vão existir pessoas que atrapalham o desenvolvimento da cidade... mais cedo ou mas tarde essas pocarias terão que ser derrubadas...
por Roberto, em 14/08/2013 às 17:29
Vai ficar parecenpo o Engenhão.......um monte de escombros em volta (tombados)
por Muniz, em 14/08/2013 às 17:15
SE OS PROPRIETÁRIOS DESTAS ESPELUNCAS QUE ESTÃO DENOMINANDO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, REFLETISSEM RÁPIDO, PEGARIAM A INDENIZAÇÃO DE FARIAM PROGRESSO, POIS, DE UMA FORMA OU DE OUTRAS, AS CASAS VELHAS IRÃO RUÍREM POR SÍ SÓ, E O TAL DE HIPAN DARÁ UMA BANANA DE PRESENTE, A PROVA TÁ AÍ O CENTRO HISTÓRICO É HORRÍVEL E NINGUÉM FAZ NADA.
por cramulhão, em 14/08/2013 às 10:27
E aquela antiga residencia, que depois foi cabaré, hotel de quinta, e por ultimo um comércio, que fica no local ora denominado "bananinha". Isso é patrimônio histórico? Ali na prainha a unica construção que merece esse título é a bica da praça Dom José.
por laura lima, em 14/08/2013 às 10:17
Vai ficar feia a cidade por causa destes imóveis caindo aos pedaços e velhos.Cuiabá tem medo do progresso?Este negocio de tombamento cultura deve ter critérios.É uma péna para Cuiabá,tanto esforço para a modernidade e uma meia duzia vem deixar as marcas da feiura,que pena.
Sitevip Internet