Notícias / VLT

28/08/2013 - 15:38

Primeiros equipamentos do VLT começam a chegar em Mato Grosso; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Primeiros equipamentos do VLT começam a chegar em Mato Grosso;  fotos
Os materiais do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já começaram a chegar em Mato Grosso. Vindos da Bélgica, os Q-tracks - equipamentos que compõem o sistema de instalação dos trilhos (cola, película elec de isolamento energético, borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos) – já estão no estado.

Veja mais:
“Cuiabá ainda é um canteiro de obras”, diz reportagem da ESPN
Empresa brasileira que fabrica VLT não participou de licitação em Cuiabá

A primeira das 125 viagens de caminhão entre o porto de Paranaguá e Cuiabá trouxe os equipamentos. Serão 101 km de sistema de envelopamento (película elec e borracha), 280 pórticos de posicionamento e 27 toneladas de cola. Aproximadamente 25% desse total já chegou à cidade paranaense.

Os materiais do VLT ficarão em um local que o Consórcio VLT providenciou para o descarregamento e armazenamento. Lá também serão feitos todos os procedimentos que antecedem a implantação dos trilhos na via permanente, como a instalação da película, envelopamento (enjaquetamento) e a calandragem (curvatura) dos trilhos.

A construção da via permanente é responsabilidade do Consórcio Construtor, formado pela CR Almeida e Santa Bárbara. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande é formado por mais três empresas, as projetistas Astep e Magna e a CAF Brasil, fornecedora do material rodante (trens) e da sinalização férrea.

O VLT cuiabano terá dois tipos de trilhos: os grooved, produzidos na Polônia e os trilhos vignole, fabricados na Espanha. Os vignole totalizam 10 km e serão instalados no Centro de Manutenção (CM) e pátio de estacionamento.

Já os grooved serão instalados nos 22 km do trajeto dos VLTs, demandando a aquisição de cerca de 90 km, cuja chegada está prevista para o início de outubro. Também serão fornecidas quantidades extras para possíveis perdas e reservas.

O sistema irá integrar as cidades de Cuiabá e Várzea grande (do CPA até o Aeroporto) e também o Coxipó ao centro da capital. Serão 22 km de trilhos. Com informações da Secopa.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Ney Dias, em 29/08/2013 às 16:35
Que bom seria se o VLT passasse em frente da Arena Pantanal, assim como outros modais construidos em outras sedes, para atender os torcedores. Se o VLT passasse em frete da Arena Pantanal, os torcedores moradores dos diversos bairros de Cuiabá e Varzea Grande iriam assistir os jogos dos seus times, por que teriam a certeza da volta para suas casas. a ída é fácil! O difícil e incerto é a volta, após o término do jogo às 22:45hs.
por goiano, em 29/08/2013 às 16:05
É MUITO BOM SE O VLT, FUNCIONAR, MÁS O GRANDE PROBLEMA É DEPOIS PARA MANTER ESTE VLT, É MUITO CARO E QUEM VAI PAGAR A CONTA COMO SEMPRE É AGENTE COM IMPOSTOS E PASSAGENS ALTAS, E POBRE NEM VAI TER CONDIÇÃO DE ANDAR TODOS OS DIAS NESTE VEÍCULO, TANTO QUE JÁ QUEREM FAZER CORREDOR PARA ÔNIBUS, É MELHOR ABRIR O OLHO, POIS FESTA COM O DINHEIRO DOS OUTROS É MUITO FÁCIL, QUERO VER É MANTER A EDUCAÇÃO E A SAÚDE DE MATO GROSSO COM ESSE MESMO ENTUSIASMO, POIS ISSO VAI PASSAR EM MENOS DE 4 JOGOS E ESSA HISTÓRIA DE POLÍTICO COM RELAÇÃO AO LEGADO DEIXADO ( É HISTÓRIA PRA BOI DORMIR, POIS CUIABÁ NEM PRECISAVA DISSO E SÓ ESTÁ FAZENDO ESTAS OBRAS PARA TRANSPORTAR OS GRINGOS... O RESTO VAI ANDAR EM RUAS ESBURACADAS E FEDIDAS... LAMENTO POIS CUIABÁ NÃO MERECE PESSOAS ASSIM!
por Papagaio, em 29/08/2013 às 10:36
Chorem, pessimistas. Chorem, profetas do apocalipse. Quem ficou 5 anos urubuzando, dizendo que nada ia dar certo,que não ia ter copa em Cuiabá, depois que as obras não iam sair do papel, depois que não iam ficar prontas, depois que a Fifa ia excluir Cuiabá, não merece usufruir dos benefícios. Mudem para Campo Grande, onde não vai ter nem copa nem VLT. Lá é o lugar de vocês. Não vão fazer falta. TCHAU, CORVOS!!!
por toninho, em 28/08/2013 às 20:33
É preciso muito cuidado com este material, segurança armada nas cercanias do deposito. Pois agora é que o LOBBY do BRT vai ficar atacado.Não é que o VLT parece que, vai mesmo acontecer?
por João Antonio, em 28/08/2013 às 17:41
Agora é preciso atenção quanto a segurança.Ladronzinhos podem querer roubar peças sem mesmo saber suas utilidades.Fica o alerta senhores empresários.
Sitevip Internet