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20/09/2013 - 18:44

Consórcio inicia obras do VLT na avenida da Prainha; fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Divulgação

Após liberação do Iphan, Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande dá início às obras do VLT na avenida Prainha

Após liberação do Iphan, Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande dá início às obras do VLT na avenida Prainha

Enfim, após meses de ensaio, o Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande inicia as atividades referentes às obras de reforço sobre o canal da Prainha (avenida Tenente Coronel Duarte). As equipes de engenharia da construtora já estão se mobilizando e neste sábado (21) serão iniciados os trabalhos na nova frente de serviço, com a execução das estacas, que faz parte da fundação da estrutura. O local já foi liberado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as obras de implantação da via permanente, na Prainha.

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As ações ampliarão os transtornos e maximizará o impacto na região central de Cuiabá. Para que a obra seja realizada serão necessárias intervenções no trânsito ao longo da avenida. A construção será feita por etapas e a primeira delas será no trecho compreendido entre o entroncamento com as XV de Novembro e Dom Bosco.

A princípio, será necessário o bloqueio de uma faixa de rolamento de ambos os lados da pista para executar o estaqueamento. O maior fluxo de trabalho será realizado no período noturno, com objetivo de reduzir o impacto no trânsito.

Considerando sua importância histórica para Cuiabá, o córrego da Prainha será totalmente preservado. A área foi minuciosamente estudada pelas equipes de engenharia civil (projetista e de produção) e ambiental, incluindo arqueologia e sondagens usando um scanner sobre o canal, que verificou a profundidade do canal e outros elementos importantes na definição do método construtivo.

Para que seja implantanda a via permanente, será necessário o reforço do canal, com a finalidade de suportar a passagem dos trenos do VLT. Com essa finalidade, o Consórcio VLT adotou um método construtivo que vai impactar minimamente na estrutura do canal, que tem cerca de 2 km de extensão, entre a avenida XV de Novembro, no Porto, até próximo à sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).

A obra - De acordo com o consórcio VLT, o sistema construtivo adotado pelo Consórcio VLT prevê a execução de estacas nas laterais do canal e a colocação de lajes sobre a estrutura original do córrego, de forma a construir um reforço supracanal, sem sequer apoiar na atual estrutura, preservando toda a composição existente atualmente. Isso possibilitará um sistema construtivo mais moderno, ágil e que diminui significativamente a quantidade de obras no local. Com informações do consórcio VLT

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por lisa souto, em 22/09/2013 às 09:32
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