Olhar Jurídico

Sábado, 31 de agosto de 2024

Notícias | Eleitoral

manifestação no TSE

Ministério Público é contra pedido para tirar Juca da ALMT e dar vaga a Claudinei

Foto: Reprodução

Ministério Público é contra pedido para tirar Juca da ALMT e dar vaga a Claudinei
Ministério Público apresentou manifestação no Tribunal Superior Eleitoral pelo não conhecimento do pedido de Claudinei Souza Lopes, o delegado Claudinei,  que busca pelo imediato recálculo do quociente eleitoral, autorizando sua diplomação e posse no cargo de deputado estadual. Em caso de provimento, Juca do Guaraná penderá o posto que atualmente ocupa.

 
Leia também 
Conselheiros da OAB-MT pedem nulidade de nomeações e advogadas questionam paridade de gênero na entidade


Segundo Ministério Público, Tribunal Superior Eleitoral já firmou entendimento no sentido de que o termo final para admissão de fato superveniente que repercuta na inelegibilidade é a data da diplomação.
 
Versam os autos, originariamente, sobre recurso ordinário eleitoral interposto por Gilberto Schwarz de Mello, contra o indeferimento do registro de sua candidatura ao cargo de deputado nas Eleições 2022, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso.
 
A suposta inelegibilidade decorreu da rejeição de contas de “recursos repassados à Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, na modalidade fundo a fundo, à conta do Programa de Proteção Social Básica (PS B) e do Programa de Proteção Social Especial (PSE), no exercício de 2008, vinculados ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
 
Gilberto era o prefeito do município. Ocorre que, na Justiça Federal, no fim de maio, houve o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva ocorrida no procedimento administrativo, com a consequente declaração de nulidade do ato administrativo final (acórdão) lavrado pelo Tribunal de Contas da União.
 
Assim, conforme advogados de Claudinei, tem-se como juridicamente viável o afastamento do argumento para negar o deferimento do registro de candidatura do recorrente.
 
O delegado pede, “à luz da declaração de nulidade dos acórdãos oriundos do TCU”, que seja descongelado os votos computados ao candidato ao cargo de Deputado Estadual pelo Estado de Mato Grosso, Gilberto Schwarz de Mello. Consequentemente, pede que seja determinado ao TER-MT o imediato recálculo do quociente eleitoral, autorizando a diplomação e posse do de Claudinei no cargo de Deputado Estadual pelo Estado de Mato Grosso. Caso o recurso seja provido, Juca do Guaraná penderá o posto que atualmente ocupa.
 
Após manifestação do Ministério Público pelo indeferimento, processo aguarda julgamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet