Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Fiscalização é tema de curso para servidores

Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que atuam na área de fiscalização e auditoria participam de hoje até quarta-feira (6 a 8 de agosto) do curso Auditoria Governamental, ministrado pelo especialista Ismar Barbosa Cruz. A atividade é realizada na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, nos períodos da manhã e tarde, totalizando carga horária de 24 horas.

A capacitação tem como foco integrantes da Corregedoria-Geral da Justiça (servidores e auditores), Coordenadorias de Controle Interno e demais Coordenadorias relacionadas à fiscalização. Com o propósito de discutir e apresentar procedimentos de controle administrativo, o palestrante oferece ferramentas pertinentes para o desenvolvimento da atividade. “A ideia é apresentar técnicas que permitam o alinhamento dos trabalhos realizados pelo poder público com o que a sociedade almeja”.

O conteúdo programático aborda os seguintes temas: Controle na Administração Pública, Introdução à Auditoria, Normas de Auditoria-governamental e conduta ética do auditor, Controles Internos, Planejamento da Auditoria Governamental, Execução da Auditoria Governamental, Achados em Auditoria Governamental, Evidências em Auditoria Governamental, Comunicação dos Resultados, Monitoramento e Controle de Qualidade, Benefícios de Controle.

Conforme o professor, os Tribunais de Justiça do país têm buscado este modelo de capacitação para atender recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pede uma reestruturação do Poder Judiciário voltado para a auditoria interna. “Temos recebido muita demanda por conta dessa realidade”. Na avaliação de Ismar Cruz, a estruturação da auditoria interna reflete na melhoria da gestão de um modo mais amplo. “Contribui ainda com a orientação dos gestores sobre como desempenhar as atividades nos setores”.

Para o auditor da Corregedoria, Marcelo Pereira, a iniciativa aprimora os conhecimentos já existentes. “Vejo o curso como bastante importante para ter novas ideias, novos direcionamentos, com a possibilidade de interpretações e adaptações para o serviço que realizo. Com todo esse conhecimento, podemos dar uma melhor resposta para a sociedade, que é responsável por arcar com todo o pagamento das contas públicas”.

A auditora Patrícia Ferreira Vargas reforça que embora o curso seja voltado para questões administrativas, as técnicas e metodologias apresentadas são totalmente adaptáveis para o desempenho das funções relacionadas ao controle processual, andamento e funcionamento das varas de Primeira Instância. “Temos noção de fiscalização, controle e planejamento para chegarmos a resultados positivos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet