Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

PEC que acaba com impostos sobre remédios voltará à CCJ

Voltará a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a cobrança de impostos sobre medicamentos. A PEC 115/2011, aprovada em 2012 pela CCJ, estava na pauta do Plenário, mas deve ser reexaminada para que sejam medidos os impactos da medida na arrecadação dos estados.

O pedido de reexame partiu do senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Segundo a assessoria do autor da PEC, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o objetivo do reexame é não prejudicar as unidades da federação, já que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é uma das bases de arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Um dos argumentos é o de que a redução na cobrança de impostos poderia beneficiar a população, de um lado, mas trazer prejuízos de outro, com a perda de recursos públicos.

Projeto que prevê alterações no FPE (PLS 192/2011) foi aprovado pelo Senado em abril e tramita na Câmara dos Deputados. Se o texto for aprovado como passou no Senado, alguns estados perderão recursos, o que poderia ser agravado com a aprovação da PEC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet