Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Advogados participam de qualificação sobre PJE

Advogados de Sinop e região participaram, no final de semana, de qualificação para trabalhar com Processo Judicial Eletrônico (PJE), implantado em Mato Grosso pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região. O curso foi ministrado, para cerca de 30 advogados, pelos instrutores do TRT na sede da 6ª Subseção.

“Formamos uma turma e os instrutores da Escola Judicial do TRT em parceria com a Escola Superior da Advocacia vieram para ministrar o curso, que considero um dos mais importantes para os advogados na atualidade”, ponderou o secretário-geral da OAB/Sinop, Diego Gutierrez de Melo.

Segundo Gutierrez, atualmente 100% dos processos ajuizados na Justiça do Trabalho são eletrônicos, não existindo mais processos físicos. “Essa é uma tendência que, acredito, vai se expandir para todos os Tribunais. O advogado que não estiver preparado e qualificado para usar os meios digitais certamente estará em desvantagem”, analisou.

O advogado André Gobatto já conhecia o sistema, mas como tem 50% da demanda no TRT/MT, optou por também fazer a qualificação, que gerou mais segurança e agilidade no trabalho. “O curso passa uma noção da legislação que dá base ao sistema digital e situações novas, porque é difícil saber tudo. Aprimora o manuseio de todos os instrumentos que o sistema proporciona, o que gera agilidade no trabalho”, afirmou.

O presidente da OAB em Sinop, Felipe Guerra, disse que há possibilidade de trazer mais cursos na área. “Havendo interesse dos advogados para formarmos novas turmas, vamos procurar o TRT e trazê-los para outras capacitações, pois também é interesse deles que a operação seja feita da melhor maneira possível”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet