Olhar Jurídico

Terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Notícias / Tributário

TRF1 condena Caixa Econômica por cobrar taxa para consultar fiador do Fies

Da Redação - Mylena Petrucelli

21 Jul 2013 - 15:20

Foto: Reprodução/Ilustração

TRF1 condena Caixa Econômica por cobrar taxa para consultar fiador do Fies

TRF1 condena Caixa Econômica por cobrar taxa para consultar fiador do Fies

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou que a Caixa Econômica Federal deixe de cobrar a taxa de pesquisa cadastral para fiadores das pessoas que conseguem o Fies, financiamento universitário do Ministério da Educação que parcela o valor de graduações pagas em até 13 anos.

Justiça quer que desembargador aposentado comprove origem lícita de dinheiro apreendido
MPF aceita tese de litispendência defendida por advogado dos Vedoin

A determinação é originária de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o banco estatal sob alegação de infringir a Lei nº 10.260/2001, que dispõe sobre o fundo de financiamento do Ensino Superior e não prevê cobranças de tarifas em favor do agente financeiro responsável pela administração do Fundo.

Conforme informado pela Procuradoria Regional da República da 1ª Região, órgão do MPF, a defesa da Caixa Econômica ficou inconformada com a decisão e irá levar o caso ao Superior Tribunal da Justiça (STJ). Entretanto, cabe ao TRF1 analisar se o recurso é cabível ao STJ.

Número do processo no TRF1: 0005230-27.2002.4.01.3803/MG

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet