Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Internacional

Vanessa reforça necessidade de CPI para apurar denúncias de espionagem

A gravidade das denúncias de espionagem praticadas no Brasil pelo governo dos Estados Unidos exige a imediata instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o tema. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (9) a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em Plenário.

O requerimento apresentado pela parlamentar para a instalação da comissão foi lido em Plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no dia 11 de julho. Para efetivamente começar a funcionar, falta a indicação pelos líderes partidários de seus representantes para a composição da CPI. O colegiado deverá ter 11 integrantes titulares e 7 suplentes.

Para Vanessa Grazziotin, as audiências públicas que estão sendo realizadas sobre o assunto pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) reforçam a necessidade de uma profunda investigação sobre as denúncias.
- Creio que seja muito importante fazer essa instalação na semana que vem - reforçou a parlamentar.

No pronunciamento, a senadora disse também que as revelações do ex-agente da CIA Edward Snowden sobre a operação sigilosa do governo dos Estados Unidos de interceptação de informações em todo o mundo evidenciam que os norte-americanos violam a soberania de outros países.

- As notícias que temos mostram que a espionagem se dá inclusive para defender de forma equivocada, e até criminosa, interesses comerciais e industriais de entes americanos – enfatizou.

Para a senadora, as denúncias de espionagem praticadas pelos norte-americanos por meio da internet reforçam a necessidade de debate sobre a governança multilateral da rede mundial de computadores. A parlamentar observou que hoje a internet é regida por uma entidade privada com sede em solo americano e controlada pelo governo dos EUA.
- O que está em risco não é apenas a individualidade das pessoas, o que está em risco é a segurança das nações – disse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet