Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Civil

juizado especial

Problemas com bagagem, atrasos e atendimento precário lideram reclamações no aeroporto de VG

Foto: Reprodução

Aeroporto foi considerado o pior entre as 12 sedes da Copa do Mundo

Aeroporto foi considerado o pior entre as 12 sedes da Copa do Mundo

O Juizado Especial do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, registrou, no período de janeiro a junho, 435 demandas, das quais 187 foram pedidos de orientação. Um total de 32 acordos foi realizado e nove processos judiciais foram abertos. Os números fazem parte do balanço semestral divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado recentemente.

De acordo com o CNJ, a maior movimentação no juizado e o maior número de acordos ocorreram também durante a Copa. Em junho, houve 82 reclamações, 125 orientações e 16 acordos. Problemas com bagagem, cancelamento e atrasos de voos, atendimento precário e falta de informação foram as principais queixas dos consumidores. 

Leia mais
A pedido do MPE prédio clandestino na Presidente Marques será demolido
Dono do Diário de Cuiabá nega ‘vazamento’ de pesquisa e avalia que juíza do TRE foi induzida ao erro

Os números do semestre deste ano referem-se aos atendimentos feitos pelos juizados dos aeroportos de Brasília (Juscelino Kubitschek), Belo Horizonte (Confins), Várzea Grande (Marechal Rondon), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). Vale lembrar que o aeroporto da capital de MT foi considerado o pior entre as 12 sedes da Copa.

No total, os juizados especiais instalados nos aeroportos brasileiros realizaram, de janeiro a junho deste ano, 20.778 atendimentos, o que representa 52% a mais (7.142) das demandas registradas no primeiro semestre de 2013. Só em junho – período de realização da Copa do Mundo Fifa 2014, quando o Poder Judiciário instalou juizados nos 11 estados-sede do Mundial e no Distrito Federal –, o serviço especial atendeu 4.410 demandas.

No primeiro semestre de 2014, nos aeroportos nos quais os juizados já funcionavam, de forma permanente (antes da Copa), o serviço especial recebeu 16.368 solicitações entre demandas (9.499) e pedidos de informação (6.869). Foram fechados 2.245 acordos. O Juizado do Aeroporto de Brasília foi o que registrou o maior número de conciliações, um total de 1.056.

Os dados referentes às demandas atendidas em junho (durante a Copa) incluem os atendimentos feitos pelos aeroportos dos 11 estados-sede do Mundial (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará) e do Distrito Federal. Mas os números totais de atendimentos feitos durante a Copa ainda são preliminares. O serviço especial instalado pelo Poder Judiciário para a Copa do Mundo funcionou até o dia 20 deste mês. Um novo balanço final será divulgado ainda este ano. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet