Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Ministra Cármen Lúcia ocupará Vice-Presidência do STF

Empossada no Supremo Tribunal Federal (STF) em 21 de junho de 2006, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Nelson Jobim, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha foi eleita, na sessão plenária desta quarta-feira (13), vice-presidente da Corte.

Nascida em 14 de abril de 1954 em Montes Claros (MG), Cármen Lúcia formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1977. Cinco anos depois, tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em seguida, doutorou-se em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral.

Antes de chegar ao STF, Cármen Lúcia foi procuradora do Estado de Minas Gerais. A ministra também foi professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão de Reforma Constitucional da Seccional Mineira da OAB e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). No biênio 2012/2013, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral.

Entre as obras publicadas, é autora dos livros “O Princípio Constitucional da Igualdade”, “Constituição e Constitucionalidade”, “Princípios Constitucionais da Administração Pública”, “Estudo sobre Concessão e Permissão do Serviço Público no Brasil”, “República e Federação no Brasil”, e “Princípios constitucionais dos servidores públicos”. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet