Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Tributário

revisar é preciso

Congresso precisa rever pacto federativo urgente, exorta Tião

Foto: Reprodução

Congresso precisa rever pacto federativo urgente, exorta Tião
Colocar a proposta de reavaliação do pacto federativo e a reforma do Direito Administrativo na agenda nacional deve ser uma obrigação mais do que emergente do Congresso Nacional, sobretudo do Senado da República, exortou o governador do Acre, Tião Viana, em sua palestra no II Congresso Internacional de Direito Constitucional promovido pelo IDB, na manhã deste sábado em Cuiabá.

Puccinelli reclama que é preciso entrar em 'guerra fiscal' para que MT e MS sobrevivam
Brito acusa Lúdio e Silval de usarem a máquina pública para cooptação de votos em Cuiabá

"A agenda nacional de desenvolmento precisa ter como pauta principal o novo pacto federativo mais justo...pois não podemos ter ilhas de excelências e um mar de disparidades, como ocorre hoje. Pensar um Estado nacional é um dos grandes desafios do século XXI", apelou o governador acreano.

Segundo Viana, os Estados estão cada vez mais endividados e sequer com condições para dar as contrapartidas necessárias para as grandes obras estruturantes. Hoje, mais de 70% dos estados estão em situação econômica delicada por conta das discrepâncias do pacto Federativo e das medidas tomadas unilateralmente pelo governo central, que causam desequilíbrios.

"A simples redução de 26% para 19% da participação dos estados na receita já causou transtornos. Temos que manter a discussão permanente do pacto federativo", ressaltou o chefe do Executivo do Acre. Para ele, a situação pior que a dos estados, só a dos municípios, cujas economias também estão estranguladas pela redução do bolo das receitas.

A redução do IPI, segundo ele, determinada pela presidenta para salvar a indústria linha branca e de automóveis se transformou em uma grande tragédia para os estados e municípios. Somente o Acre perdeu R$ 22 milhões com a redução do IPI.

“E sem diálogo entre governo Estado e União, não teremos soluções para os graves problemas de hoje", destacou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet