Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

FIM DE PAPO

Governador encerra conversas com candidatos ao comando do MPE; Prado quer fortalecer Gaeco

Foto: José Medeiros/Secom-MT

Governador encerra conversas com candidatos ao comando do MPE; Prado quer fortalecer Gaeco
O governador Pedro Taques (PDT) encerrou na manha de hoje (08) a rodada de conversas com os integrantes da lista tríplice do Ministério Público Estadual (MPE). Vencedor da eleição interna com 70% dos votos, o atual procurador geral de Justiça, Paulo Prado, foi o último a sentar com Taques. Ao chefe do Executivo, Prado falou de suas propostas para os próximos anos e destacou a importância de se desenvolver ações integradas entre os poderes para combater o crime organizado e a corrupção. 

Leia mais
Taques recebe promotor Vinicius Gahyva, que defende alternância de poder no MPE
Governador inicia conversa com candidatos ao comando do MPE; Edmilson defende 'modelo arrojado'

“Foi uma conversa muito receptiva, onde falamos sobre a necessidade de uma atuação conjunta do MPE com o Executivo para combater com força o crime organizado e a corrupção”, destacou Paulo Prado em entrevista ao Olhar Jurídico.

O procurador geral de Justiça revelou que entre as metas está o fortalecimento do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), uma das principais ferramentas de combate ao crime em Mato Grosso, inclusive com a presença de delegados.

“Esse é um anseio antigo meu que agora estamos conseguindo avançar nas discussões com o promotor Mauro Zaque, secretário de Estado de Segurança Pública, e o governador Pedro Taques. Isso demonstra uma sintonia necessária para efetivamente reforçar ainda mais o combate ao crime”, disse o procurador.

Paulo Prado avaliou que o MPE tem ampliado a interlocução com a sociedade e revelou que ele e Taques debateram a troca de informações sobre os inquéritos instaurados pelo MPE para apurar irregularidades na execução das obras da Copa do Mundo.

Primeiro colocado na eleição realizada no dia 10 de dezembro do ano passado, o procurador ressaltou que embora tenha disputado a reeleição, o que naturalmente lhe causaria desgaste, foi eleito com 147 votos, mais que o dobro do alcançado por seus concorrentes, o promotor Vinícius Gahyva, que recebeu 68 votos, e o procurador Edmilson Pereira, com 66.

“Isso mostra que os colegas estão unidos comigo, confiantes no trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público”, contou Prado. Pedro Taques recebeu a lista tríplice no dia 02 de janeiro, seu primeiro dia de trabalho como governador. De acordo com o pedetista, as reuniões com os 3 candidatos demonstram o seu interesse em conhecer a realidade da entidade.

“Temos muito respeito pela instituição séria que é o Ministério Público. Cabe ao governador ouvir os três antes de escolher, independente do número de votos que receberam na composição da lista tríplice. A escolha, respeitados os princípios republicanos, será feita até o prazo legal”, afirmou.

Segundo a legislação, ele tem o prazo de 15 dias, a partir do recebimento, para tomar sua decisão. Até lá, adianta que ainda deve ouvir outras pessoas e instituições.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet