Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

QUESTÃO DE ORDEM

Procuradores e promotores defendem 'respeito' ao resultado da eleição no MPE

Foto: Reprodução

Procuradores e promotores defendem 'respeito' ao resultado da eleição no MPE
A escolha do novo procurador-geral de Justiça movimentou os bastidores do Ministério Público Estadual (MPE) na semana que passou. A iniciativa do governador Pedro Taques (PDT) em ouvir, separadamente, os integrantes da lista tríplice criou uma interrogação pontual no poder, embora o governador tenha afirmado que esse rito é uma demonstração de respeito a todos que disputaram a eleição interna, realizada no dia 10 de dezembro de 2014. Diante do cenário de incertezas, o Olhar Jurídico entrevistou vários membros do MPE, entre procuradores de Justiça e promotores e avaliação consensual é de que o resultado do processo eleitoral, vencido pelo atual procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, deve ser homologado. Todos ouvidos, sem exceção, acreditam que Taques, em função de sua trajetória, vá seguir a tradição.

Leia mais
Pedro Taques se comprometeu a nomear o mais votado 

Uma das procuradoras de Justiça mais experientes do estado, Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres, enfatizou que ao longo dos anos os promotores e procuradores atuaram de forma incisiva em todo o País para a garantia de independência institucional do poder. "Existe um processo eleitoral democrático para que nós possamos votar nos colegas que entendemos que reúnem os melhores predicados para gerir o MP. Essa é uma conquista muito importante, e que sustenta a independência da nossa instituição. Ir contra o resultado da eleição pode ser uma decisão temerária. Confiamos que o governador vai seguir a decisão da maioria do MP", ponderou a procuradora.

Ex-procurador-geral de Justiça, Hélio Fredolino Faust, lembrou que durante a campanha interna, todos os candidatos se comprometeram em aceitar suas respectivas nomeações apenas em caso de vitória. "O procurador Paulo Prado, o promotor Vinícius Gahyva e o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira garantiram aos seus colegas, em suas campanhas, que aceitariam o resultado da eleição e jamais concordariam em ser nomeados sem que recebessem o apoio da maioria dos colegas do MP. Se alguém descumprir essa promessa vai ferir de morte a nossa independência", afirmou Hélio Faust, procurador de Justiça.

Para o promotor Marco Aurélio de Castro, o resultado da eleição atual não deixa margem para questionamentos, uma vez que um candidato foi eleito com ampla maioria dos votos dos colegas procuradores e promotores. "Outro resultado, ainda que contrariasse a luta de todo o Ministério Público brasileiro desde a constituinte de 1988, poderia justificar um debate, porém, o resultado em que o vencedor conquistou quase 70% dos votos não deixa essa margem", analisou o promotor Marco Aurélio.

Promotor de Justiça de Chapada dos Guimarães, César Danilo, em conversa por telefone, ressaltou que os últimos dois governadores, que não tinham nenhuma ligação com o poder, acataram o que foi decidido internamente. Com Taques, ex-membro do Ministério Público Federal (MPF), a expectativa é ainda melhor. "Todos acreditamos que o governador Pedro Taques, de forma tranquila e sensata, como é do seu perfil, vá respeitar o que foi decido em um processo democrático. O governador demonstrou respeito pela instituição e por todos os colegas quando ouviu cada um deles, mas sua decisão, até pela história de vida que ele tem, deve seguir a eleição", observou.

O Olhar Jurídico também entrevistou os integrantes da lista tríplice após as conversas com Taques. O procurador Edmilson da Costa Pereira, terceiro colocado com 66 votos, afirmou que para ele a eleição acabou no dia da votação. Gahyva, segundo colocado com 68 votos, ressaltou que a decisão cabe ao governador do Estado. Edmilson seguiu a tradição de reconhecer a perda. Gahyva sinalizou que pode assumir caso seja o escolhido, independente dos compromissos firmados em campanha. Paulo Prado foi eleito com 147 votos, 70% do eleitorado do MP, mais que o dobro da votação dos seus concorrentes. Pedro Taques tem até do dia 17 de janeiro para anunciar sua decisão, mas pode se pronunciar já no início desta semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet