Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

DEFINIDO

Governador segue eleição e mantém Paulo Prado no comando do Ministério Público

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Governador segue eleição e mantém Paulo Prado no comando do Ministério Público
O governador Pedro Taques (PDT) anunciou hoje (16) que o procurador Paulo Prado continua no comando do Ministério Público Estadual (MPE). O chefe do Executivo comunicou Prado no final da noite, em seu gabinete no Palácio Paiaguás. A decisão homologa o resultado da eleição interna do Poder, vencida no dia 10 de dezembro pelo atual procurador. Foram 147 votos do atual procurador geral de Justiça, contra 68 do promotor Vinícius Gahyva e 66 votos do procurador Edmilson da Costa Pereira. Hoje secretário de Segurança, o promotor Mauro Zaque obteve 49 votos na disputa e ficou fora da lista tríplice.

Leia mais
Taques receita maracugina para quem tem pressa em saber quem será o novo procurador-geral de Justiça

Prado já ocupou esse mesmo cargo entre 2005 e 2009, tendo voltado a chefia no biênio 2013/2014. Nesse meio tempo, ele ainda ocupou o cargo de corregedor geral nos anos de 2011 e 2012. Nos quatro anos em que Prado ficou fora do comando, Marcelo Ferra foi o procurador geral de Justiça.

Nos bastidores, a informação é de que Taques resistiu em nomear Paulo Prado em função dele não representar a mudança no comando do Poder. O atual procurador sofreu diversos ataques de alguns adversários, especialmente em função de ter sido citado na operação Ararath, da Polícia Federal (PF).

Durante a campanha eleitoral, Taques se comprometeu a nomear o mais votado na eleição interna, mas durante o processo de escolha algumas declarações criaram uma instabilidade no MPE. O governador chegou a receitar ‘maracugina’, um calmante natural produzido a base de maracujá, para que estava com pressa em saber sua decisão.

A lista tríplice chegou ao Palácio Paiaguás no dia 02 de janeiro. Nos dias seguintes Taques conversou individualmente com os três integrantes. Uma ação, segundo o próprio governador, que demonstrou o respeito à história e ao papel do Ministério Público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet