Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

Servidores do Fórum de Cuiabá estão prontos para operar novo sistema de informações

Mais uma turma de servidores do Fórum da Capital foi treinada na manhã desta quinta-feira (6 de setembro) pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para operar o sistema de Controle de Informações Administrativas (CIA), que começa a ser implantado a partir do dia 10 de setembro no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá. Seis turmas foram treinadas até o momento e outras duas serão formadas na próxima semana.

As aulas são ministradas na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva. Conforme o instrutor Rosivaldo Rodrigues, os participantes da capacitação estão preparados para operar as ferramentas existentes no sistema. Em caso de dúvidas, ele destaca a existência do suporte técnico para fazer esclarecimentos e sanar as dificuldades. Esclarece ainda que cada turma passou por treinamento de 3h30.

Para a servidora da Sexta Vara Criminal, Eliene Evelina o CIA é simples e vai facilitar o trabalho dos funcionários, que passarão a ter acesso aos processos administrativos dentro do próprio sistema. “Da forma como é hoje, para saber o andamento é preciso ligar para o setor e perguntar. Agora, ficará muito mais simples. Poderemos ver pelo próprio sistema”.

A gestora judiciária do Terceiro Juizado Cível, Márcia Eliza Ribeiro, diz que o CIA apresenta ferramentas simples e de fácil compreensão. Ainda assim, a capacitação é bastante válida para facilitar o entendimento e mostrar um caminho para realizar as operações. Na avaliação dela, a implantação do CIA no Fórum e a expansão para o interior facilitará bastante o trabalho nas comarcas.

O sistema foi apresentado aos servidores do Fórum da Capital no dia 28 de agosto, no auditório da instituição. No TJMT, o CIA funciona desde abril deste ano e já gerou mais de 20 mil documentos. Todos os processos administrativos que aportaram na instituição a partir de então deixaram de ser físicos e passaram a ser confeccionados diretamente por meio eletrônico.

O CIA é um produto elaborado 100% pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT para substituir os sistemas Gedoc e Atenas. O modelo permite aperfeiçoamento das ferramentas de acordo com a demanda dos servidores e trabalhos realizados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet