Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

Arenápolis

Justiça proíbe corte de energia na casa de homem que utiliza home care

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça proíbe corte de energia na casa de homem que utiliza home care
A juíza Augusta Prutchansky Martins Gomes, da Comarca de Arenápolis, deferiu pedido de liminar interposta pela Defensoria Pública proibindo o corte do fornecimento de energia elétrica na casa de uma pessoa que utiliza home care e necessita dos serviços para sobreviver.

Leia mais
Defensoria realiza quase 200 atendimentos em mutirão da Justiça Comunitária

Acontece que, em virtude de acidente automobilístico ocorrido em novembro do ano passado, E.L.S apresentou contusão pulmonar bilateral e hemotórax direito, precisando ser intubado e colocado sob ventilação mecânica. Atualmente, ele está estável clinicamente, no entanto, depende do uso de aparelhos 24 horas por dia, o que aumentou drasticamente o consumo de energia de sua residência.

Devido a necessidade de cuidar do marido, F.A.P.O.L, autora do pedido junto a Defensoria Pública, não está conseguindo trabalhar e, consequentemente, arcar com as contas de energia, uma vez que a única renda do casal provém apenas de benefício previdenciário.

Sendo assim, pelo atraso da última conta, a requerente foi informada pela Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A. que seria procedida a interrupção do fornecimento de energia. “Se pode afirmar, sem hesitação, no entanto, que o princípio da dignidade humana, no caso vertente, assegura à requerente o fornecimento de energia sem ameaças de suspensão, uma vez que sobreleva o direito à vida de seu cônjuge sobre o interesse da concessionária de obter o pagamento de parcelas em atraso mediante coerção”, diz a Defensora em trecho da ação.

Tânia Luzia ressalta ainda que a possível interrupção, dada as peculiaridades do caso narrado representa grave ameaça à F.A.P.O.L, haja vista que poderá presenciar a morte do esposo, que atualmente encontra-se acamado e sem consciência, conforme provas juntadas ao processo. “O risco de dano é inerente ao próprio fato narrado, eis que a interrupção do serviço de energia elétrica ensejará ó risco de vida ao cônjuge da requerente”.

Frente ao exposto, a Juíza da Comarca, Augusta Prutchansky Martins Gomes, deferiu o pedido de liminar, ressaltando que neste caso deverá prevalecer o direito à vida sobre os demais direitos, uma vez que ficou comprovado que a falta de energia elétrica poderá acarretar sérios prejuízos irreversíveis ao autor, visto que a interrupção do fornecimento de energia cessará o funcionamento dos aparelhos, o que categoricamente acarreta a morte do paciente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet