Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

READMISSÃO NA DEFENSORIA

Testemunha confirma que demissão de Charles Caetano da Defensoria foi política

Foto: Elizangela Bento de Araújo / Câmara de Várzea Gde

Charles Caetano Rosa foi demitido da Defensoria por perseguição políticas

Charles Caetano Rosa foi demitido da Defensoria por perseguição políticas

A audiência do ex-defensor público geral Charles Caetano Rosa, na Vara Cível de Cuiabá, ocorreu nesta quarta-feira (26). A testemunha arrolada pelo Ministério Público, o também ex-defensor público geral Hércules Gahyva confirmou que o defensor afastado foi mesmo exonerado por não ter atendido uma ordem do ex-governador de ceder um Defensor Público para assessorar um Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia mais
Defensor-Geral cria Núcleo de Mediação e Solução de Conflitos na Defensoria

A testemunha ainda disse desconhecer qualquer pedido de demissão feito pelo próprio defensor. No final e não tendo mais provas, o Ministério Público pediu o encerramento da instrução. Mesmo tendo mais 10 testemunhas arroladas, a juíza da Vara se indispôs com a defesa de Caetano alegando serem muitas testemunhas para serem ouvidas e que não havia sido arrolada, fato que contrariou a defesa, mostrando que foram.

Todavia, a juíza afirmou que não ia bater boca com advogado encerrando a audiência.

Segundo a defesa de Caetano “mesmo o Ministério Público tendo arrolado a testemunha fora do prazo nós aceitamos ouvi-la porém muitas das nossas deixaram de ser ouvidas, espero que essa postura da magistrada não nos traga prejuízos pois penso ter o mesmo direito da outra parte.”

Entenda o caso

Charles Caetano foi o primeiro Defensor Público Geral de Mato Grosso, em 1999, e foi exonerado da chefia pelo ao negar-se a ceder um defensor público para trabalhar no Tribunal de Justiça.

Depois, foi novamente demitido do cargo de Defensor Público quando foi candidato a Prefeito de Várzea Grande em 2000, fato que contrariou a cúpula do PSDB mato-grossense, na época, que tinha preferência pelo então deputado federal e apresentador de TV Lino Rossi.

Posteriormente, Caetano ingressou com pedido de reintegração ao cargo público e teve parecer favorável da Defensoria Pública e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), reassumindo o cargo. Contudo, foi novamente afastado provisoriamente pelo Tribunal de Justiça.

“Espero que não haja sentimento de vingança pelo Tribunal de Justiça, apenas não autorizei a cessão do defensor porque era ilegal não quis me indispor com ninguém apenas cumpri meu trabalho e não imaginava que iria ser tão perseguido por conta disso e pagar um preço tão alto”, argumentou Charles Caetano, para a reportagem do Olhar Direto.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet