Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

ELEIÇÕES

Fabio Capilé prega “total transparência” dos recursos arrecadados pela OAB

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Fabio Capilé prega “total transparência” dos recursos arrecadados pela OAB
O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, Fabio Capilé, é a favor da total transparência dos recursos arrecadados pela entidade. Segundo ele, a OAB tem um papel fundamental na sociedade, inclusive para nortear novas e boas práticas.

Leia mais:
Da cadeia, ex-chefe de gabinete de Silval tentou viabilizar fuga pelo whatsapp

“O advogado precisa saber exatamente onde está sendo gasta sua anuidade, o que está sendo pago e o que está sendo revertido em seu benefício. Isso somente é possível por meio de uma demonstração detalhada das contas da OAB-MT de forma clara e objetiva”, argumenta Capilé.

Ele ressalta que a prestação de contas não pode ser genérica, com balancetes que não retratam a realidade financeira da instituição item por item. “Afinal de contas, a anuidade da OAB não é barata e o gestor precisa fazer os devidos esclarecimentos para os advogados”, enfatiza.

Advogado especialista em Direito Público, ele é defensor das práticas voltadas para a transparência, inclusive como entrave à corrupção. Para Capilé, a transparência das contas da OAB é, também, de interesse público. “Essa transparência necessária vai além do interesse apenas dos advogados”, avalia.

“No Brasil e no mundo, fala-se em dar transparência ao uso de recursos públicos. A OAB tem de olhar para dentro de casa também e, como gestora da anuidade dos advogados, deve implantar a mesma transparência que exige de entes públicos”, compara.

Disputa

A eleição da OAB-MT acontece no dia 27 de novembro. Dos 15 mil advogados ativos, de acordo com a OAB, só têm direito a voto os que estão adimplentes com o órgão - aproximadamente 9,7 mil advogados.

O número exato de quem está apto a concorrer só é fechado dias antes de acontecer a votação. A votação será por meio de urna eletrônica nas 29 seccionais espalhadas pelo Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet