Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

PRÉ-CANDIDATO

Capilé visita advogados e discute sobre obstáculos para exercício da profissão

Foto: Assessoria

Capilé visita advogados e discute sobre obstáculos para exercício da profissão
O pré-candidato à presidência da OAB-MT, Fabio Capilé, em viagens ao interior, tem discutido sobre obstáculos para exercício da profissão. Os advogados que atuam em Mato Grosso destacam pelo menos cinco problemas os quais enfrentam na rotina do exercício da advocacia. A qualidade da internet, a burocracia do Estado para o pagamento de honorários da advocacia dativa, o aviltamento dos honorários advocatícios, a falta de juízes e a falta de atuação mais intensa da OAB na defesa das prerrogativas dos advogados.

Leia mais:
Silval, Nadaf e de Cursi: MPE expõe divisão das tarefas em esquema para rombo milionário; confira


O advogado Cristiano Zandoná, de Juína, por exemplo, lembra que o mundo atualmente é todo virtualizado e no Judiciário não é diferente. “Ficamos reféns de uma internet lenta e que cai a todo instante e na hora de fazer os protocolos. Esta é sim uma bandeira que a OAB-MT poderia abraçar para nos ajudar a mudar essa realidade”, cobra Zandoná.

Ele reclama também que na Comarca de Juína há três cadeiras para juízes, porém só dois estão lotados, acumulando inclusive demandas da região. “Os processos demoram para tramitar. O Juizado Especial de Juína está praticamente parado há um ano”, lamenta. Segundo ele, isso é um prejuízo para os advogados, os clientes e a Justiça.

Em Sinop, a internet também é um problema. “Por incrível que pareça, mesmo aqui sendo uma cidade polo, a gente sofre com isso", comenta o advogado João Paulo Fanhani.

Para Fanhani, pior do que isso é ainda o aviltamento dos honorários advocatícios. Segundo ele, a tabela da OAB, que já baliza pelo piso mínimo, sempre é desrespeitada. “O mínimo que pedimos é que a Ordem atue para que pelo menos a tabela seja respeitada”, diz.

Capilé afirma que estes e outros problemas estão sendo relatados por cada advogado que tem visitado no interior. “A OAB deve estar mais próxima do advogado em todas as regiões. Faz parte do papel da Ordem tentar combater estes problemas da advocacia que respingam, inclusive, na prestação jurisdicional”, diz Capilé.

Eleições

A eleição do novo presidente da OAB-MT acontece em novembro. Dos 15 mil advogados ativos, de acordo com a OAB, só têm direito a voto os que estão adimplentes com o órgão - aproximadamente 9,7 mil advogados. O número exato de quem está apto a concorrer só é fechado dias antes de acontecer a votação. A votação será por meio de urna eletrônica nas 29 seccionais espalhadas pelo Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet