Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

ELEIÇÕES OAB

Advogado aponta pré-candidatura de Moreno como “farsa oportunista”

Foto: Olhar Direto

Bruno Boaventura

Bruno Boaventura

O advogado Bruno Boaventura, um dos líderes do grupo “A Ordem em Transformação”, criticou a postura do postulante à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, José Moreno. Militante em assuntos da classe e apoiador do pré-candidato Pio da Silva, Boaventura enxerga o discurso de oposição enraizado em Moreno como uma dissimulação que precisa ser desmanchada: “doutor Moreno nunca questionou nada da gestão, ele aparece em três em três anos para ser candidato, isso para mim é uma farsa oportunista”, afiançou.

Leia mais:
Pio da Silva e movimento "A Ordem em Transformação" apontam distanciamento entre OAB e subseções


“É preciso revelar para a classe dos advogados que a candidatura do Moreno como oposição é uma farsa. Pontuar isso de maneira bem clara, não só para a advocacia, mas também para sociedade. Eu falo isso porque primeiramente a gente tem que esclarecer que ele é uma pessoa ligada ao grupo da situação, ele esteve 15 anos na gestão, não é pouco tempo”, afirmou o advogado.

Desde o lançamento das pré-campanhas ao cargo de chefia da Ordem, José Moreno busca distância do atual grupo gestor, encabeçado por Maurício Aude, que já declarou apoio a Claudia Aquino. Até o momento, além de Pio, Moreno e Aquino, outros três pré-candidaturas foram anunciadas. Leonardo Campos, Fábio Capilé, Eder Pires e Benedito Rubens.

Durante entrevista ao Olhar Jurídico, Bruno Boaventu afirmou já ter apoiado Moreno em outros pleitos da OAB-MT. Porém, as contradições demonstradas afastaram qualquer tipo de simpatia. “Eu participei da eleição passada como apoiador dele, eu vejo que esse discurso que ele faz hoje tem muitas contradições, então o que a gente está aqui para esclarecer é que a gente sabe quem ele é, por trás do marketing. Uma dessas contradições, que ele dizia muito claramente que para ele não havia situação ou oposição, que não existia essa diferenciação”, pontuou Boaventura.

“A advocacia tem que entender que o grupo ‘A Ordem em Transformação’ é a única candidatura de mudança. A única que tem realmente condição de fazer mudança. O doutro Pio da Silva é um cara que tem total independência desse grupo que está aí”, finalizou o advogado.

A postura nebulosa sobre o posicionamento na estrutura da classe não é a única questão que preocupa Boaventura. Segundo o advogado, atitudes passadas trouxeram mais dúvidas sobre a possível atuação do jurista como presidente da Ordem. “Outra contradição que a gente vê bem claramente no discurso do Moreno, é que por exemplo, quando eu entrei com duas ações cobrando a transparência, contra a diretoria da OAB, o que naquela ele me dizia? ‘Olha, essas ações cobrando transparência, isso tudo, não vale a pena você lutar por isso, isso não vai dar em nada’”, concluiu o membro do grupo “A Ordem em Transformação” .

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet