Olhar Jurídico

Domingo, 23 de fevereiro de 2020

Notícias / Política de Classe

Advogado diz que Moreno quer judicializar a campanha e ganhar de W.O.

Da Redação - Túlio Paniago

04 Nov 2015 - 15:25

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Jackson Coutinho é presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT

Jackson Coutinho é presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT

O advogado Jackson Coutinho, declarou que o candidato à presidência da OAB-MT, José Moreno, está buscando se eleger a qualquer custo. “Ele quer judicializar a disputa. Prefere ganhar de W.0. do que no convencimento do voto, quem sai perdendo são os advogados”, afirmou.

Leia mais: 
Riva entrega recurso ao STJ para reformar decisão que negou liberdade

Coutinho justifica sua declaração criticando algumas atitudes de Moreno, que, recentemente, fez acusações contra outros dois candidatos. Denunciou Cláudia Aquino por abuso de poder econômico e moveu ação pela impugnação da candidatura de Leonardo Campos, fato que, segundo Jackon, é um “absurdo jurídico”.

O advogado também chama atenção para outras atitudes de José Moreno, como o uso de patrocínios em sua página pessoal no facebook, fato que é vedado pelo estatuto eleitoral da OAB.

E acrescenta que, se não bastasse o ato de desrespeito ao estatuto, ainda denuncia a também candidata, Cláudia Aquino, devido às publicações pagas em sua rede social, ainda que pratique o mesmo em sua fanpage.

“Fato é que os dois candidatos estão errados, mas me impressiona uma pessoa querer ser presidente da OAB, porém não cumprir o básico do estatuto eleitoral, e além disso, mover uma ação contra uma adversária por prática duvidosa em ato que ele mesmo está cometendo”, ressaltou.

Segundo Coutinho, o candidato dá demonstrações claras que quer causar confusão ao invés de disputar de maneira limpa a presidência da OAB-MT.

Além disso, Jackson argumenta que a ação movida por Moreno pela impugnação de Campos é um dos maiores absurdos jurídicos que já viu na vida.

Moreno alega que a empresa que faz a campanha do candidato teria registrado vários domínios na internet para dificultar a criação do site de campanha de José Moreno. Entretanto, o registro de domínio de site é um direito legal.

“A única coisa que Moreno tem que fazer é lamentar que ele mesmo não tenha registrado o próprio nome desde que pensou em ser candidato, parabenizar o marketing do adversário ou procurá-lo na tentativa de fazer um acordo”, sugeriu.

21 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rodrigo
    05 Nov 2015 às 11:19

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Eduardo Cunha
    05 Nov 2015 às 08:52

    Quer dizer que pode antecipar campanha?fazer boca de urna? Marqueteiro registrar domínio do adversário?"A mulher de Cesar não basta ser honesta tem que parecer honesta".Procure olhar a militância politica do Léo Capataz, que é sua turma e ninguém vai surpreender com a turma que acha feio em eleição perder e que o dinheiro é quem manda na eleição.

  • Marcelo Ferraz
    04 Nov 2015 às 18:50

    Depois de ler essa reportagem eu me pergunto o que mais esse Presidente da Comissão Eleitoral da OAB pode vir a achar normal!

  • Antonio Wagner Oliveira
    04 Nov 2015 às 18:40

    Acho que os companheiros não entenderam. Dr. Jackson é presidente da Comissão de Direito Eleitoral, e não da Comissão Eleitoral. E tem total liberdade de se manifestar, afinal é Advogado e eleitor. E judicializar uma campanha só quem perde são os Advogados, pois na remotissima hipótese de ser bem sucedido na demanda, como ficaria sua representatividade com a classe? Teríamos campeão sem campeonato... Sem torcida. Uma OAB sem voz e fraca...ganhe no voto a voto, e não no tapetão companheiro!!!

  • Paulo Alves
    04 Nov 2015 às 18:31

    Parabéns Doutor, pela coragem de vir a público externar a opinião da classe, isso sim é o verdadeiro papel de um presidente da comissão eleitoral, até onde vai a hipocrisia desse candidato, já chega alguém precisa falar pra ele para de ficar brigando com os outros, coisas que eles mesmo faz, e começar a apresentar propostas. Se é que ele tem.

  • Elias
    04 Nov 2015 às 18:24

    Dr. Jackson, suas colocações como presidente da comissão de direito eleitoral, deveria ao menos ser pautada em um mínimo de senso de responsabilidade pelo cargo que ocupa, o que não é. A sua colocação é um exemplo claro de por que a OAB precisa de mudança, pois colocar o exército para criticar a oposição é bem a cara de quem está no poder há 20 anos, preste a atenção, que isso também é uso da máquina... pois o senhor fala em nome da OAB e critica um candidato. Lembre-se que como presidente da comissão de direito eleitoral o Dr. representa a OAB-MT, portanto, é aconselhável medir suas palavras e suas criticas. Em resumo, perdeu uma oportunidade de ficar calado.

  • edno damascena de farias
    04 Nov 2015 às 18:22

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • DR. JOÃO OSORIO
    04 Nov 2015 às 18:08

    A OAB NÃO É PRA ISSO. ENTÃO, DIANTE DE TUDO ISSO. VOU DESENCADEAR VIA REDE SOCIAL O VOTO NULO, AQUELE PROFISSIONAL ADVOGADO QUE NÃO CONCORDA COM TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO VOTA NULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • jorge
    04 Nov 2015 às 17:46

    primeiro ele nao e presidente da comissao eleitoral responsavel por essa eleição que o dr silvano. ele e presidente da comissao de direito eleitoral da oab. Ha diferença. Mas que para o moreno pau que bate em chico nao bate em francisco isso sim....

  • naldo rosa