Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2012: Sites poderão baixar programa do TSE para divulgação dos resultados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já colocou à disposição da sociedade e dos veículos de comunicação interessados os programas de computador oficiais que serão utilizados para o acompanhamento dos resultados das eleições municipais de 2012.

Na página da internet do TSE é possível copiar o software que será utilizado pelos usuários finais, que poderão ver os resultados no layout proposto pela Justiça Eleitoral e o programa de extração de resultados que serão utilizados pelos veículos de comunicação que pretendem expor os resultados no layout de seus respectivos sites ou aplicação da internet.

A página traz, além dos softwares, os manuais técnicos de operação dos sistemas e de interpretação dos arquivos, em formato bruto, que trarão os resultados. A página pode ser acessada no endereço http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/parceria-divulgacao-resultados-2012 .

Para as eleições municipais deste ano, o TSE decidiu ampliar o acesso aos recursos técnicos que em eleições anteriores somente era possível para os veículos previamente cadastrados como parceiros.

A ampliação da capacidade de operação deve garantir o perfeito funcionamento dos sistemas de divulgação via internet, permitindo que tanto o usuário final que instalar o programa oficial em seu computador, quanto os veículos de comunicação parceiros, que replicarão os resultados em seus sites, tenham a informação dos resultados totalizados de maneira ágil e instantânea.

Programas e manuais técnicos

No site do TSE é possível fazer a cópia de diferentes versões do programa. Estão disponíveis os instaladores dos programas para computadores que utilizam o sistema operacional Windows, bem como o instalador para os usuários da plataforma computacional da Apple, que utiliza do sistema OSX para operação dos computadores. Uma versão com os arquivos originais do programa de divulgação também está disponível para os usuários da plataforma de software livre Linux. O programa denominado Divulga se encontra atualmente funcionando na versão de número 12.14.3.

Um segundo programa de computador, denominado Receptor, também está disponível para ser utilizado nas principais plataformas computacionais em uso no mercado tecnológico. O software, que também funciona em computadores Windows, OSX e Linux, é o responsável pela retirada dos arquivos brutos, que contem os resultados e demais informações das eleições, que estão armazenados no DataCenter da Justiça Eleitoral. Caberá ao veículo de comunicação interessado o desenvolvimento de um sistema próprio para interpretar os arquivos e exibi-los na internet ou outro meio de divulgação.

Para viabilizar a parceria, o TSE também disponibilizou uma série de manuais que explicam com detalhes o funcionamento de cada arquivo bruto que será gerado pelos programas oficiais de totalização de votos. São cinco manuais, que explicam sobre os arquivos contendo os dados fixos (nome e número dos candidatos), os dados variáveis (votação), os dados da eleição (para os casos onde houver plebiscito ou referendo), os dados dos municípios (contendo o número de vereadores, por exemplo), e os dados de índice, que organizam as informações sobre o ano e o Estado da Federação dos demais arquivos.

Parceiros terão suporte do Tribunal Superior Eleitoral

As empresas que atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral e se cadastraram como parceiros poderão solicitar apoio do Tribunal Superior Eleitoral nos casos de dúvidas que não são abordadas nos manuais e no sistema de perguntas mais frequentes enviadas ao TSE e que já foram respondidas na página do TSE informada neste texto.

Em Mato Grosso, 17 empresas se cadastraram como parceiros para divulgação dos resultados das eleições municipais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet