Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

ESPECIAL FIM DE ANO

Ceia de Ano Novo? Confira dicas do Procon na hora das compras

29 Dez 2015 - 17:03

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Ilustração

Ceia de Ano Novo? Confira dicas do Procon na hora das compras
Vem chegando o réveillon, começa aquele desespero para as compras. Está quase na hora de garantir a ceia de ano novo! O que estiver na promoção é permitido, de lasanha à leitão e lentilhas. Tirando as aves que ciscam para trás, o Procon do Estado alerta para outras questões além do azar, como a qualidade e as condições de armazenamento. Isso parece um papo meio chato, mas é importante para evitar que você inicie a contagem regressiva passando apuros no trono. Confira as principais dicas do Orgão:

Leia mais:
Saiba quais os direitos e deveres dos pais na hora do contrato da matrícula escolar

Ao comprar os alimentos da ceia o consumidor deve tomar bastante cuidado. Principalmente com as condições do local onde são comercializados e armazenados. Confira algumas dicas que devem ser observadas na hora das compras para a ceia:

Planeje! 

Antes de ir ao supermercado comprando tudo o que encontrar pela frente, elabore um cardápio e se possível, uma lista do que necessita comprar. Esteja ciente do quanto poderá gastar sem prejudicar o orçamento, pois assim você evita compras por impulso e a aquisição de produtos desnecessários. Não se esqueça de verificar se há espaço na sua geladeira para produtos que precisam de refrigeração, é importante, para isso, verificar à que temperaturas determinados produtos precisam ser submetidos.

Pesquisa de preços

Sempre que possível, compare os preços dos produtos em panfletos, anúncios, encartes publicitários e na internet. Assim, o consumidor poderá verificar quais preços são mais atrativos e ainda exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa. Observe atentamente os valores registrados no caixa, pois se houver diferença entre o valor anunciado nos panfletos ou nas gôndolas, prevalece o menor.

Prazo de validade

Não se esqueça de verificar sempre os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação adequadas dos produtos. Fique atento também às condições de higiene do estabelecimento e dos funcionários. Ninguém merece chegar em casa e reparar que aquela peça de carne está melada e com cheiro fétido.

Frutas e Carnes

Uma boa dica para economizar é dar preferência às frutas da época que, geralmente, são mais baratas do que as frutas secas. Produtos de origem animal, como carnes, leites e derivados devem, sempre, apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção. Não compre produtos de origem ou qualidade duvidosa.

Embalagem

Nem pense em levar aquele panetone que sobrou na loja com a caixa rasgada, simplesmente por estar na promoção. O barato pode sair caro. Observe atentamente as condições da embalagem e não compre produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis. Não adquira produto com lata estufada, amassada ou com pontos de ferrugem; vidros com a tampa amassada/enferrujada ou com líquido turvo/espuma, pois a integridade do alimento pode estar comprometida.

Alimentos a vácuo, fracionados e congelados

Não compre produtos embalados a vácuo que apresentem bolhas de ar ou líquido ou embalagens UHT se estiverem com lacre violado/tampa aberta/ estufadas/amassadas. Para fracionados, a dica é comprar tudo o que foi pesado e etiquetado às vistas do consumidor. Evite adquirir produtos já embalados que normalmente são mais caros e sem acompanhamento do fracionamento e do processo de embalagem. Além disso, a sessão de frios e congelados não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície.

Promoções e Notas Fiscais

O Procon sugere que se redobre a atenção atentamente para a data de validade, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer. Conforme a Lei Estadual (nº 10.231/2014), o prazo de validade de produtos alimentícios com menos de um mês para o término da data de validade, comercializados mediante promoção, queima de estoque ou com descontos atrativos, devem ser destacados. Exija e guarde a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a relação de consumo e garante que os direitos do consumidor sejam cumpridos.

Você, cliente, foi lesado em alguma compra? Acione o Procon:

Procon-MT: Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Ou no posto do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h, ou ainda no posto da Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet