Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Meio Ambiente: novo grupo de trabalho atua na proteção de espécies em extinção e biodiversidade

08 Mar 2016 - 10:59

Secretaria de Comunicação Social/Procuradoria-Geral da República

A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal ( 4ª Câmara de Coordenação e Revisão), oficializou a criação do Grupo de Trabalho Espécies em Extinção e Biodiversidade. Com duração de dois anos, o objetivo do GT é identificar a localização e o habitat das espécies em extinção nos estados brasileiros e, a partir daí, levantar informações e dados que possam auxiliar o trabalho do MPF na proteção aos animais.

O grupo, criado para preencher a lacuna da atuação na temática, vai catalogar e identificar eventuais causas da extinção da fauna e estabelecer contato e ações coordenadas com os órgãos ambientais de fiscalização.

A prioridade de atuação do grupo será em defesa dos animais que correm maior risco de desaparecimento, como é o caso do boto-cinza que vive nas baías de Sepetiba e da Ilha Grande. “A cada mês morre cerca 1% da população de botos. Se continuar nesse ritmo, a espécie será extinta em menos de 10 anos”, destaca a coordenadora do GT, procuradora da República em Angra dos Reis Monique Cheker.

O boto-cinza (Sotalia guianensis), que consta no brasão do Rio de Janeiro como símbolo da cidade, é considerada uma espécie ameaçada pelo Ministério do Meio Ambiente, com status de vulnerável na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, conforme Portaria MMA n. 444, de 17 de dezembro de 2014. A área da Baía de Sepetiba e de Ilha Grande abarca a maior população de boto-cinza do estado do Rio de Janeiro e do mundo.

Farão parte da equipe as procuradoras da República Lívia Nascimento Tinoco, Zani Cajueiro Tobias de Souza e Anelise Becker, sob a coordenação da procuradora Monique Cheker.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet