Olhar Jurídico

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Notícias / Civil

MPF investiga suspeita de grilagem de terra e mineração ilegal no quilombo Mata Cavalo

Da Redação - Lázaro Thor Borges

31 Mar 2016 - 14:30

Foto: Arthur Santos da Silva/ Olhar Direto

MPF investiga suspeita de grilagem de terra e mineração ilegal no quilombo Mata Cavalo
O Ministério Público Federal abriu inquérito na última segunda-feira (28) para investigar uma suposta grilagem de terra e atividade de mineração ilegal na comunidade quilombola de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento.

Leia mais:
MT Criativo se reúne com comunidade de Mata Cavalo

O inquérito civil foi proposto pela procuradora Bianca Britto de Araújo da Procuradoria da República em Mato Grosso. O objetivo do inquérito, segundo a Portaria Nº 31 publicada pelo MPF, é averiguar possível “conflito social” na comunidade.

O complexo de Mata Cavalo, localizado no município pantaneiro de Nossa Senhora do Livramento. A região constituída de sete áreas de diferentes fazendas: Ourinhos, Estiva, Aguaçu, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Capim Verde. Cerca de 420 famílias moram na localidade.
Conflito fundiário

Conflito fundiário

No ano 2000, a Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura, outorgou o título de propriedade a uma área de aproximadamente 11. 722 hectares aos descendentes de quilombola de Mata Cavalo. No entanto, o conflito entre fazendeiros da região e moradores da comunidade continua até hoje sem uma solução definitiva do poder público para o impasse.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • uzineide maria da silva
    23 Jun 2016 às 13:01

    Ja passou da hora de resolver o poblema do mata cavalo pois ja enterrei minha mae e pai e ate hoje nada entra politico e sai so promessa e mas nada

  • Jomair
    01 Abr 2016 às 18:03

    Já passou da hora de ter uma intervenção da união, para arrumar esta bagunça q se estabeleceu na comunidade. Tem muita coisa podre lá dentro.

  • Cuiabano
    31 Mar 2016 às 15:43

    Sabe quem estao la "Riva e Silval e cia ltda". Td mundo sabe até as criancas do primario.

Sitevip Internet