Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

aposentados

TJ elege magistrados para vagas de Ferreira, Cury e Travassos

Foto: Reprodução

TJ elege magistrados para vagas de Ferreira, Cury e Travassos
O Tribunal de Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará nesta sexta-feira (5), sessão extraordinária para escolha dos desembargadores que irão ocupar as vagas abertas em decorrência da aposentadoria dos desembargadores José Ferreira Leite, José Tadeu Cury e Mariano Alonso Ribeiro Travassos, aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça, acusados de envolvimento no caso conhecido como ‘escândalo da maçonaria’.

Os juízes serão eleitos para duas vagas por antiguidade – no lugar dos desembargadores José Ferreira Leite e Mariano Alonso Ribeiro Travassos - e uma por merecimento – antes ocupada por José Tadeu Cury. Diante dos critérios os dois mais cotados para as cadeiras de antiguidade são Rondon Bassil e José Zuquim.

Estão inscritos para as vagas, por ordem de antiguidade, os juízes Rondon Bassil Dower Filho, José Zuquim Nogueira, Adilson Polegato de Freitas, Sebastião Barbosa Farias, Elinaldo Veloso Gomes, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, Helena Maria Bezerra Ramos, Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis, Serly Marcondes Alves, Cleuci Terezinha Chagas, Maria Aparecida Ribeiro, Maria Aparecida Ferreira Fago e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

Segundo informações da assessoria do TJMT, a sessão terá início as 09h30 no plenário 1. A posse dos novos integrantes do colegiado está marcada para segunda-feira (8), às 17h.

Aposentadorias

Os três desembargadores foram aposentados compulsoriamente em 2010 juntamente com outros sete juízes. Eles foram apostados pelo CNJ por participação em um esquema de desvios de recursos do TJMT para beneficiar uma loja da maçonaria.

Apesar de aposentados, os magistrados se mantinham nos cargos até este ano por força de uma liminar expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo, que mudou seu entendimento após o STF julgar a competência do CNJ em relação às corregedorias estaduais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet