Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ambiental

REGULARIZAÇÃO

MPF recomenda revogação de decreto que pode substituir licenciamento ambiental em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Ministério Público Federal (MPF)

Ministério Público Federal (MPF)

O Ministério Público Federal (MPF/MT) expediu recomendação ao Estado de Mato Grosso pedindo a revogação do decreto estadual n° 230/2015 que institui a Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF). O MPF alega que a APF é um documento meramente declaratório e não pode substituir o processo de licenciamento ambiental.

Leia mais:
Após denúncia de pai de estudante, MPE vai investigar demora na greve dos servidores da Educação

A APF foi criada em Mato Grosso para regularizar provisoriamente as atividades de agricultura e pecuária extensiva e semiextensiva exercidas em imóveis rurais em áreas consolidadas até 2008, ou convertidas para uso alternativo do solo, após essa data, com autorização do órgão ambiental. A autorização, porém, não substitui a exigência legal de licenciamento ambiental da atividade, nem se aplica para autorizar a supressão de vegetação nativa.

O procurador da República Marco Antônio Ghannage Barbosa esclarece que a APF é um instrumento meramente declaratório, emitido diretamente pelo produtor interessado sem qualquer análise e validação das informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), “ou seja, sem qualquer controle do órgão estatal, sequer em relação às informações da propriedade rural e verificação do respeito às limitações administrativas impostas pela lei 12.651/12 (Código Florestal)”.

Além disso, o sistema utilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) permite, em alguns casos, a emissão de APF em desacordo com o próprio Decreto Estadual n° 230, como nos casos de autorizações concedidas em áreas com desmatamentos recentes, após 2008.

A recomendação salienta que o instrumento não pode substituir, ainda que provisoriamente, a exigência constitucional e legal de licenciamento ambiental da atividade de agricultura e pecuária, nem pode servir como atestado de regularidade ambiental do imóvel rural para fins de suspensão de penalidades de "embargo" impostas pelos órgãos ambientais.

Nesse sentido, o MPF também recomendou ao Ibama que não admita a simples emissão de APF como documento hábil para cessação das penalidades de embargo impostas pelo órgão ambiental, em especial as impostas por desmatamento ilegal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet