Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

MPE e Polícia Civil apreendem vales-combustível de candidato a prefeito

05 Out 2012 - 16:55

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Uma Operação realizada nesta sexta-feira (05.10), no município de Terra Nova do Norte pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso resultou na apreensão de vários vales-combustível, documentos e uma arma de fogo na casa de um dos candidatos a prefeito da cidade, Adir Pereira dos Santos, e de seu vice, Pascoal Alberton. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no comitê da coligação “Gestão Participativa: o povo em primeiro lugar' e no Posto São Cristóvão.

De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vieira, a operação é resultado de uma investigação sobre denúncias de compra de votos realizada pelas Promotorias de Justiça de Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte, em parceria com a Polícia Civil. “Recebemos uma denúncia com indícios de compra de votos com distribuição de vale-combustível. No decorrer da investigação, constatamos a necessidade da realização de mandados de busca e apreensão para produção de provas. Todo o material apreendido será incluído nos autos”, informou a promotora de Justiça.

Segundo ela, o trabalho de investigação contou com a participação do promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére, e dos delegados de Terra Nova do Norte, Sérgio Ribeiro Araújo, de Peixoto de Azevedo, geraldo Gezone Filho e de Guarantã do Norte, Carlos Eduardo Muniz. “Toda a logística da operação foi montada em Terra Nova do Norte com a participação ativa do Ministério Público e da Polícia Civil”, disse.

Apesar de ainda não ter concluído a análise do material apreendido, a promotora de Justiça adiantou que já existem elementos suficientes para a adoção de medidas judiciais por captação ilícita de sufrágio contra os dois candidatos. Entre as sanções previstas estão a cassação da candidatura e declaração de inelegibilidade por oito anos.

A coligação “Gestão Participativa: o povo em primeiro lugar' e no Posto São Cristóvão', alvo da investigação, é composta pelos partidos PP, PMDB, PSC, PR, PSDB e PSD. Em Terra Nova do Norte, três candidatos disputam o cargo de prefeito e 72 de vereadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet