Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

eleição

Ex-secretária Peterline fica de fora da lista tríplice do MP; Mauro Curvo vence votação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ex-secretária Peterline fica de fora da lista tríplice do MP; Mauro Curvo vence votação
O promotor de Justiça Mauro Benedito Pouso Curvo conquistou a maioria dos votos para lista tríplice que será enviada ao governador Pedro Taques (PSDB) para escolha do novo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, durante o biênio 2017/2018. A votação foi realizada nesta quarta-feira (14).

Leia mais:

Pedro Taques descarta abrir mão do direito de escolha entre qualquer indicado na lista tríplice; Prado pede pelo mais votado

Mauro Curvo obteve 140 votos. Completam a lista o promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, com 115,e a procuradora liana Cícero Maranhão, que obteve 97 votos. A ex-secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Ávila Peterlini, foi a menos votada dos quatro candidatos, com 92 sufrágios, e ficou de fora da lista.

O governador do Estado tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos membros da listra tríplice. Entretanto, tradicionalmente é nomeado o mais votado. Em reunião com Pedro Taques, representantes do Ministério Público, incluindo o procurador-geral Paulo Prado, têm defendido a nomeação do mais votado, por respeito a independência das instituições.

O próprio governador afirmou ter sempre defendido essa tese quando professor de Direito, mas argumentou não poder deixar de ter essa prerrogativa e nem quis entrar no mérito de quais critérios usará para decidir o próximo procurador-geral de Justiça, para não influenciar no pleito.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, o próximo passo será o encaminhamento da lista tríplice ao Colégio de Procuradores de Justiça para a devida homologação. A reunião deverá ocorrer na próxima segunda-feira (19). “Após a homologação, o procurador-geral de Justiça encaminhará a referida lista ao governador do Estado no primeiro dia útil de 2017. O Chefe do Poder Executivo, por sua vez, terá 15 dias para fazer a escolha”, explicou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet