Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

NO STF

MPF oferece denúncia contra Eliene Lima em inquérito que apura crimes eleitorais

MPF oferece denúncia contra Eliene Lima em inquérito que apura crimes eleitorais
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia (acusação formal) contra o deputado federal Eliene Lima (PSD) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vem sendo investigado em inquérito que apura captação ilícita de votos e/ ou corrupção eleitoral. O inquérito foi instaurado no STF em abril de 2010 e está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Procurada pela reportagem, a defesa do parlamentar disse que não se pronunciaria, pois ainda não havia tido acesso à denúncia. Se o STF aceitar a denúncia, apresentada no último dia 21, ele passará a responder a processo. 

Ministério Público oferece denúncia contra Wellington Fagundes por peculato

Lima é alvo de outros dois inquéritos que apuram crimes eleitorais: captação ilícita de votos e/ ou corrupção eleitoral e uso de documento falso. Conduzidos pelo STF desde 2008 e 2007, respectivamente, ambos são relatados pelo ministro Joaquim Barbosa.

No Supremo, o parlamentar já responde a uma ação penal também movida pelo MP por crimes eleitorais. Na comarca de Chapada dos Guimarães, ele é alvo de investigações e de ação civil pública por crimes ambientais. Em Cuiabá, o MP move outra ação civil pública contra o deputado por conta do recebimento de pensão por meio do Fundo de Assistência Parlamentar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet