Olhar Jurídico

Sábado, 21 de setembro de 2019

Notícias / Consumidor

Riachuelo é investigada por usar cartões de crédito para ‘inflar’ juros em compras parceladas

Da Redação - Lázaro Thor Borges

06 Jul 2017 - 16:45

Foto: Reprodução

Riachuelo é investigada por usar cartões de crédito para ‘inflar’ juros em compras parceladas
O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) abriu investigação para apurar irregularidades nos cartões de crédito oferecidos pela Loja Riachuelo, em Cuiabá. A loja foi acusada de parcelar a compra dos clientes sem que eles saibam. O parcelamento, segundo a denúncia, é feito pelos cartões de crédito para incidir mais juros e aumentar o valor da compra.

Leia mais:
Makro é condenado por vender produto vencido e provocar intoxicação de jovem aniversariante


As investigações foram abertas no dia 28 do mês passado quando o promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos deu prosseguimento ao procedimento preparatório que tratava do assunto. Segundo a portaria, a loja também tem incluído serviços adicionais, diferentes daqueles contratados nos cartões de crédito dos clientes.

“O MP instaura inquérito civil para apurar suposta inclusão de serviços adicionais em contratos de aquisição de ‘cartões Riachuelo’ na rede de Lojas Riachuelo e divisão do valor das compras em número de parcela que implica a incidência de juros”, diz trecho do documento.

O promotor também juntou no inquérito cópias de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-NR) que trata de irregularidades semelhantes. A ação já possui decisão liminar, segundo informou o promotor.

Ouro lado

O Olhar Jurídico tentou entrar em contato por e-mail com a assessoria da Riachuelo, conforme os dados do próprio site da instituição. Até o momento, no entanto, a reportagem não obteve resposta. 

70 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Patricia nadia
    02 Ago 2018 às 14:40

    Isso e verdade eu moro no Piauí tenho um cartão rchlo e vou pagar absurdo de juro

  • Rubens Fialho de Lima
    09 Abr 2018 às 14:50

    Não recebo fatura, moro no interior de Munas Gerais, me ligam da Riachuelo, me dando prazo de 5 dias para pagamento, não me deixam falar, me ameaçam de perder o CPF, ligo e não me atendem.

  • Vanda Vicentim
    25 Jan 2018 às 00:43

    Muito bom saber sobre um assunto tão sério como a fatura de um cartão! interessante o artifo e bem escrito! http://comoequefaz.com/category/financas/

  • diana leocadio
    18 Dez 2017 às 22:05

    fui surpreendida quando ano passado adquiri o cartão, e disseram que eu era obrigada a comprar p desbloquear o cartão, era quase na hora de encerrar o expediente, e isso bastou p os vendedores no caixa insistirem muito para eu parcelar em 8x que so pagaria no ano seguinte, fui coagida p parcelar , só que não falaram rm momento algum sobre os juros altíssimos incididos no cartão, enfim, até hj não consegui liquidar a divida.

  • EDENIL G DE QUEIROZ
    12 Jul 2017 às 21:35

    Comprei nessa rede de lojas um chinelo em torno de trinta e poucos reais a atendente do caixa me ofereceu o parcelamento de 8x, eu disse não! passa em 1x só! aí ela disse que fica preço a vista para 120 dias o valor, isso foi no dia 07 de Março de 2017(dia da compra), no mês junho de 2017 paguei a fatura é só depois fui perceber que essa compra foi parcelado em 8x liguei na operadora do cartão reclamando e disseram que não tem como reverter esse parcelamento porque eu havia feito o pagamento da fatura. Achei que tinha acontecido só comigo esse fato!!! Vou tomar uma providência a respeito disso!!!

  • Renildo soares
    12 Jul 2017 às 09:34

    Tdo que falam aqui da Riachuelo é verdade, tenho um cartão da Riachuelo é estou tendo problema pois vem muitas cobranças indevidas, tem seguro desemprego, bolsa protegida é por air vai.. Um absurdo as multas são pagas 2 vezes, uma quando paga atrasada no Caixa é outra que já vem enclusa na próxima fatura, por favor tirem a Riachuelo do mercado estão lezando muito o povo. Sou do Maranhão é aqui isso é muito constante queremos uma solução. Minha conta chega a te 50% de acréscimo no valor total das compras.

  • Jéssica Pereira da Silva
    10 Jul 2017 às 15:48

    Isso mesmo que a Riachuelo faz, uma compra de 120 reais eles parcelaram em 8x. Sendo que no dia da compra eu pedi pra fazer em máximo 2 . Isso é um desrespeito com os clientes. Quer dizer ex cliente pq nunca mais piso nas lojas.

  • Fabiula Martins Silva
    09 Jul 2017 às 14:12

    Aderi ao cartão Riachuelo depois de muita insistência da vendedora, fiz uma compra no valor e de 447,00, quando cheguei no caixa, a moça simplesmente parcelou minha compra em 8 parcelas sem me consultar. Chegou o dia do vencimento e não recebi nenhuma fatura, não consegui falar com eles, pois é terrível o atendimento. Quando entrei no site da loja, foi a maior dificuldade pra fazer o cadastro, e quando consegui, me surpreendi com minha dívida. Estavam duas faturas no valor de 10,00 cada e mais 8 de 93. Fiquei pasma e não entendi. Como um valor desse se minha conta foi 447,00? Multiplicando tudo eu irei pagar o dobro da compra. Fiquei indignada e passei vários dias ligando, até conseguir falar com uma atendente, eu fiz minha reclamaçao e ela simplesmente me disse q quando a compra é parcelada em várias parcelas os juros aumentam e q tenho q pagar ou então pedir pra referem meu parcelamento. Quero saber como proceder num absurdo como esse , não posso sair lesada dessa forma.

  • João
    09 Jul 2017 às 11:55

    Além disso engana a população. Proclama que tem promoção e é só procurar as etiquetas laranjas. Avisa mais difícil é uma etiqueta laranja. Não comprem na Riachuelo e cadeia pra eles.

  • Kellyn
    09 Jul 2017 às 09:25

    Comigo aconteceu a mesma coisa pois pede pra parcelar so em duas quando vc chega em casa e vai ver que foi em 8 vezes

Sitevip Internet