Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE amplia uso de tecnologia para apuração do segundo turno em Cuiabá

O segundo turno das eleições municipais em Cuiabá terá um reforço na área de tecnologia que deve garantir maior agilidade ao procedimento de totalização dos votos. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE de Mato Grosso vai empregar os recursos físicos, incluindo computadores e equipamentos de transmissão via satélite, que foram utilizados nos pontos de difícil acesso das cidades do interior do Estado.



“São equipamentos de comunicação que irão permitir que, mesmo diante de uma grave dificuldade, os boletins com os resultados das urnas sejam encaminhados para a central de totalização com a maior rapidez possível”, garantiu o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes Junior.



A tecnologia que atendeu pequenos vilarejos do interior do Estado e permitiu que a totalização e a divulgação dos resultados oficiais das eleições de 7 de outubro fossem declarados em tempo recorde, agora será distribuída para várias localidades da Capital, tanto na área periférica, quanto na área central da cidade.



Além desta tecnologia, em diversas sessões será empregado o JE Connect, que permite a transmissão dos boletins de urna por uma conexão segura de internet. “A maioria dos boletins de urna será transmitida dos próprios colégios eleitorais para a central de totalização. Isso vai permitir que tenhamos o resultado oficial do segundo turno bem antes do horário em que encerramos a eleição do primeiro turno”, comenta o Coordenador de Sistemas Eleitorais, Carlos Henrique Cândido.



O TRE capacitou vários servidores das áreas administrativas que serão os responsáveis pela transmissão dos boletins das urnas instaladas nas escolas e outros locais de votação. “Teremos mais de 30 servidores do TRE trabalhando nas escolas quando as eleições forem encerradas às 17 horas. Eles terão a missão específica de encaminhar os boletins de urnas para a central de totalização”, conclui o secretário Ailton Lopes Júnior.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet