Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

GW100

Promotor do Meio Ambiente e juiz da Vara da Violência Doméstica são homenageados em premiação

Foto: Reprodução

Promotor do Meio Ambiente e juiz da Vara da Violência Doméstica são homenageados em premiação
O juiz Jamilson Haddad Campos, da 1ª Vara Especializada de Violencia Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, e o promotor Gerson Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente Urbanístico, foram homenageados durante cerimônia de premiação do GW100 Awards, na última sexta-feira (31). O ato foi em reconhecimento ao trabalho dos dois em benefício da sociedade cuiabana.
 
Leia mais:

Olhar Direto é escolhido melhor site de notícias de Mato Grosso no GW 100; veja lista de premiados
 
O homenageado juiz Jamilson também é representante da Região Centro-Oeste no Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). Ele foi reconhecido por seu trabalho na luta contra o feminicídio e pela defesa da mulher.
 
O magistrado é defensor da ampliação da Justiça Restaurativa, que possui abordagem mais humanizada e visa a reparação do dano à vítima, bem como a recuperação e reinserção do réu na sociedade.
 
De acordo com o juiz, em 2018 o Estado de Mato Grosso foi o segundo mais violento para as mulheres no Brasil. Ele atribui este cenário a vários fatores, mas o principal deles é a cultura machista. Segundo o magistrado, o Poder Judiciário de Mato Grosso tem investido em métodos para aprimorar a resolução de conflitos, como promoção de cursos de capacitação, projetos de conscientização, entre outras medidas.
 
Já o homenageado promotor Gerson Barbosa foi reconhecido por seu trabalho na luta pela preservação das nascentes de córregos ou mananciais em Cuiabá e também contra as ocupações ilegais em Áreas de Preservação Permanente (APP) na capital.
 
De acordo com o promotor, com o auxílio do aplicativo Água para o Futuro, eles têm conseguido identificar as nascentes e também as invasões ilegais em APPs. Ele defende que a população tem um papel fundamental nesta luta, com a realização das denúncias.
 
O projeto Água para o Futuro é uma iniciativa do MP, executado em conjunto com o Instituto Ação Verde e a Universidade Federal de Mato Grosso, e busca, prioritariamente, garantir a segurança hídrica de Cuiabá e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação das nascentes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet