Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

​OPERAÇÃO RÊMORA

Juíza ouve ex-secretário e mais 4 acusados de atuar em esquema de fraudes na Seduc

19 Ago 2019 - 09:09

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Arthur Santos da Silva

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Juíza ouve ex-secretário e mais 4 acusados de atuar em esquema de fraudes na Seduc
A juíza Ana Cristina Mendes, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, ouve na manhã desta segunda-feira (19) os réus Alan Ayoub Malouf, Permínio Pinto Filho, Fabio Frigeri, Wander Luiz dos Reis e Giovani Belatto Guizardi, acusados de atuarem em um esquema de fraudes em licitações em obras de escolas, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As obras estavam orçadas em R$ 56 milhões.
 
Leia mais:
Delator premiado é interrogado para detalhar esquema em licitações da Secretaria de Educação
 
A audiência foi marcada para as 9h de hoje, no Fórum de Cuiabá. Neste processo, oriundo da Operação Rêmora, já foi encerrada a fase de instrução e as partes estão sendo intimadas para apresentar as alegações finais, antes que a juíza profira a sentença. No último dia 9 foi ouvido o delator premiado Luiz Fernando da Costa Rondon.
 
Rêmora
 
Na primeira fase da ação, o Gaeco, apontou três núcleos de atuação: de agentes públicos, de operações e de empresários. O núcleo de operações, após receber informações privilegiadas das licitações públicas para construções e reformas de escolas públicas estaduais, organizou reuniões para prejudicar a livre concorrência das licitações, distribuindo as respectivas obras para 23 empresas, que integram o núcleo de empresários.
 
Por sua vez, o núcleo dos agentes públicos era responsável por repassar as informações privilegiadas das obras que iriam ocorrer e também garantir que as fraudes nos processos licitatórios fossem exitosas, além de terem acesso e controlar os recebimentos dos empreiteiros para garantir o pagamento da propina.

Já o núcleo de empresários, que se originou da evolução de um cartel formado pelas empresas do ramo da construção civil, se caracterizava pela organização e coesão de seus membros, que realmente logravam, com isso, evitar integralmente a competição entre as empresas, de forma que todas pudessem ser beneficiadas pelo acordo.
 
Na primeira fase da Rêmora foram presos: o ex-assessor de Permínio, Fábio Frigeri, e ainda Wander Luiz dos Reis e Moises Dias da Silva.  Já o Núcleo de Operações contava com a participação de Luiz Fernando Costa Rondon, Leonardo Guimarães Rodrigues e Giovane Guizardi.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet