Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

INPE e IBAMA

MPF instaura procedimento e pede informações sobre queimadas em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPF instaura procedimento e pede informações sobre queimadas em Mato Grosso
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) instaurou procedimento para levantar informações, junto aos órgãos responsáveis, sobre a situação das queimadas que estão ocorrendo no estado de Mato Grosso. Para tanto, foram encaminhados ofícios ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), à Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama-MT) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Leia também 
Primeira-dama pede que população denuncie queimadas e diz que Estado tem atuado no combate; veja fotos


Conforme consta do despacho do procurador da República, titular do Ofício Ambiental, Erich Masson, várias notícias foram veiculadas na mídia nacional informando o aumento no número de queimadas em território mato-grossense no último mês, mesmo em áreas de preservação e em período em que há proibição para realização de queimadas, o que pode configurar crime ambiental.

Com o objetivo de tomar medidas, tanto para esclarecer os fatos quanto à possível responsabilização dos causadores das queimadas, seja penal ou criminal, foram enviados ofícios solicitando informações aos órgãos competentes.

Ao INPE, foi solicitado dados e registros técnicos acerca dos focos de incêndio em Mato Grosso a partir do dia 1º de julho, e esclarecimentos se houve aumento de queimadas em comparação a outros anos, entre outras informações.

Já a Superintendência do Ibama e a Sema deverão informar se há infrações ambientais sobre áreas federais e estaduais, respectivamente, que foram danificadas pelo fogo, a partir de julho deste ano, e se alguma medida administrativa foi tomada, como operações ou fiscalizações, para impedir o avanço das queimadas em Mato Grosso.

O prazo de resposta para todos os ofícios encaminhados é de 10 dias.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet