Olhar Jurídico

Sábado, 18 de janeiro de 2020

Notícias / Eleitoral

Conselheiro sugere intervenção em Chapada dos Guimarães; Maluf pede vistas

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

03 Set 2019 - 18:12

Foto: Assessoria/TCE

Conselheiro sugere intervenção em Chapada dos Guimarães; Maluf pede vistas
O conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Batista Camargo, relator das contas da Prefeitura de Chapada dos Guimarães referentes ao ano de 2017, sugeriu uma intervenção do Estado no município, por conta da falta de dados que não foram enviados pela prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) à corte.

Leia também
STF determina que União retire MT de cadastro negativo e abre caminho para empréstimo de US$ 250 milhões


Além da sugestão de intervenção, o conselheiro também determinou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), assim como a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, sejam comunicados sobre uma possível prática de crime de responsabilidade, o que pode provocar sansões e até a cassação da chefe do Executivo.

A prefeita, segundo o relator, se defendeu alegando um problema no sistema eletrônico do TCE, denominado de Aplic (Auditoria Pública Informatizada de Contas), que realiza o envio de informações obrigatórias mensais à Corte de Contas.

O julgamento, no entanto, foi adiado para próxima sessão por causa de um pedido de vistas do conselheiro Guilherme Maluf, ex-deputado estadual, que pertencia ao quadro de filiados do PSDB, mesmo partido que Thelma de Oliveira, até o início deste ano.

 “A omissão na prestação de contas é fato ensejador na tomada de contas ordinárias, além de caracterizar ato de improbidade administrativa.Voto pelo parecer prévio contrário a aprovação das contas anuais de governo do município de Chapada dos Guimarães sobre o exercício de 2017, sob gestão da senhora Thelma de Oliveira”, disse o conselheiro interino.

Esta já é a segunda vez que o município pode sofrer uma intervenção do Governo por causa de irregularidades na prestação em suas contas. Em 2016, durante a administração do ex-governador Pedro Taques (PSDB), Chapada dos Guimarães chegou a ser gerido pelo interventor, Ciro Rodolpho Gonçalves ex-controlador Geral do Estado.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • AVANÇA MT
    09 Set 2019 às 17:48

    ESSE MALUF NO TCE É BRINCADEIRA COM A CARA DO POVO TRABAHLADOR DE MT !!DEVERIAM SER SOMENTE PESSOAS PROBAS NO TCE !!

  • Crítico
    03 Set 2019 às 21:13

    Larápio defendendo larápio. ESSE MALUF?

  • Gladston
    03 Set 2019 às 21:12

    O lobo perde o pêlo mas não perde o vício! Uma vez político...

  • Douglas
    03 Set 2019 às 19:48

    Mera coincidência do C. Maluf o pedido de vistas ou já mostrando a que "veio" ao TCE?

  • Orleans Santana De Almeida
    03 Set 2019 às 18:45

    Não vai dar em nada porq o Guilherme Maluf é do mesmo partido da prefeita Thelma

Sitevip Internet