Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Arca de Noé

Deputado Nininho é advertido por ignorar ação em que é testemunha de Arcanjo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputado Nininho é advertido por ignorar ação em que é testemunha de Arcanjo
A juíza Ana Cristina, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, concedeu cinco dias para que o deputado estadual Ondanir Bortolini, parlamentar mais conhecido como Nininho, indique data para ser ouvido como testemunha de defesa do suposto bicheiro João Arcanjo Ribeiro.
 
Leia também 
Pedido para barrar licitação que visa arrecadar R$ 158 milhões é negado pela Justiça


Conforme informado pela magistrada, Nininho está evitando responder em qual dia pode comparecer. A indicação é prerrogativa em consequência da função de deputado. Porém, Ana Cristina já advertiu que, caso não haja resposta em cinco dias, a prerrogativa se perderá, “conforme entendimento consolidado pela Suprema Corte Brasileira”.
 
Arcanjo arrolou o deputado como testemunha em ação proveniente da Operação Arca de Noé. As ações da Arca de Noé estavam paradas aguardando extensão de extradição autorizadas em 2018 após decisão da a Suprema Corte de Justiça Uruguai. Os casos versam sobre associação criminosa e peculato.

A operação foi deflagrada em 2002 pela Polícia Federal e desmantelou sistema financeiro à margem do oficial liderado por Arcanjo. O objetivo era, segundo o Ministério Público, desviar dinheiro por meio de empresas fantasmas e depois lavar as quantias nas factorings do bicheiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet