Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Tribunal Regional Eleitoral recebe visita de deputados mirins

Jovens estudantes do ensino fundamental que compõem o Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa visitaram o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso na manhã desta terça-feira (06/11).

Os 24 deputados mirins, escolhidos entre diversas escolas públicas e privadas dos municípios que compõem a região denominada baixada Cuiabana, acompanharam parte da sessão plenária, quando puderam presenciar o trabalho dos juízes membros Corte Eleitoral, apresentando votos dos processos em julgamento, e dos operadores do Direito Eleitoral, que realizavam sustentação oral em defesa de seus clientes.

Os alunos foram saudados pelo presidente em exercício do Tribunal, desembargador Gerson Ferreira Paes, e pelo procurador regional eleitoral, Marcelus Barbosa, que elogiou a iniciativa do projeto voltado para a consciência cidadã dos jovens mato-grossenses. “É muito valioso esse contato do jovens, desde cedo, com o exercício da cidadania”, registrou o procurador.

Após acompanhar a sessão de julgamentos, os deputados mirins conheceram outros setores do TRE, quando também foram apresentadas às funções desempenhadas pelos departamentos pelos quais os jovens passavam.

A visita foi concluída na Casa da Democracia, onde estão instalados os seis cartórios eleitorais de Cuiabá e o Memorial da Justiça Eleitoral. Neste local os deputados mirins puderam conhecer melhor a história do voto em Mato Grosso e no Brasil.

Uma palestra sobre a cidadania e sobre a Justiça Eleitoral, ministrada pelo Secretário de Orçamento e Finanças, Nilson Bezerra, encerrou a programação dos jovens parlamentares.

O parlamento mirim é parte do Programa Jovem Cidadão, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado em parceria com outras instituições públicas. A seleção dos jovens parlamentares é realizada através de um concurso, onde os projetos de cidadania são apresentados pelos alunos de diversas escolas. Os escolhidos são diplomados e realizam uma sessão legislativa no Legislativo Estadual, para defender a ideia apresentada no concurso.

Além de visitar diversos órgãos estaduais, os alunos que participam do projeto também serão levados a Brasília, onde acompanharão os trabalhos desenvolvidos pelo Congresso Nacional.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet