Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

perto da sentença

Justiça notifica Fagundes para apresentar alegações finais em ação da Operação Sanguessuga

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça notifica Fagundes para apresentar alegações finais em ação da Operação Sanguessuga
A Justiça Federal em Mato Grosso notificou o senador Wellington Fagundes (PL) para que seus advogados apresentem alegações finais no processo proveniente da Operação Sanguessuga. Logo depois, o caso estará concluso para sentença.

Leia também 
Judiciário fecha as portas em MT e institui regime de teletrabalho

 
A notificação foi expedida no dia 13 de março pelo juiz Paulo Cézar Alves Sodré, da Sétima Vara da Justiça Federal em Mato Grosso. O caso tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
A ação penal está relacionada à chamada Operação Sanguessuga. A ministra Rosa Weber, do STF, reconheceu o fim do foro privilegiado do senador Wellington Fagundes.

Acusação descreve o recebimento indevido de valores no período entre 2001 e 2006 pelo então deputado federal, o que teria ocorrido em troca da assinatura de emendas parlamentares autorizando convênios entre União e municípios para a aquisição de ambulâncias.

As aquisições eram direcionadas à empresa Planam, que em troca da operação transferia recursos para a conta do acusado e de seus parentes, por intermédio de empresas vinculadas.
 
Segundo o relatado na denúncia, o deputado disponibilizou seu mandato parlamentar em favor de Darci e Luiz Antônio Vedoin, proprietários do grupo Planam, a quem teria garantido recursos por meio de emendas parlamentares, que subsidiaram a aquisição de ambulâncias em vários municípios do Mato Grosso.

Em troca, o parlamentar teria recebido vantagem patrimonial indevida no valor mínimo de R$ 100 mil, por método de dissimulação da origem dos recursos.
 
O Olhar Jurídico entrou em contato com a assessoria do senador, que argumentou não poder se manifestar sobre o caso em razão de segredo de Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet