Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

em mt

TRE completa 80 anos e lança livro sobre a Justiça Eleitoral

Foto: Reprodução

TRE completa 80 anos e lança livro sobre a Justiça Eleitoral
Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem nesta sexta-feira, 9 de novembro, para comemorar os 80 anos da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. A solenidade, que terá início às 9 horas, será conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, acompanhado pelo governador Silval Barbosa, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira e demais autoridades. 

Com papel relevante na formação da cidadania, durante os últimos 80 anos a Justiça Eleitoral mato-grossense vem aperfeiçoando seus sistemas eleitorais com o objetivo de garantir aos cidadãos o direito de expressar livremente sua vontade política por meio do voto.

Livro conta a história da Justiça Eleitoral

Na solenidade comemorativa desta sexta-feira o Tribunal lançará, com sessão de autógrafos, o livro “Evolução Histórica da Justiça Eleitoral Mato-Grossense de 1932 a 2012”.

O livro relata a trajetória da Justiça Eleitoral no Estado. Dentre outros fatos históricos, a obra mostra os reflexos em Mato Grosso da Constituição de 1937, que extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos existentes e suspendeu as eleições livres; os primeiros presidentes após o restabelecimento da Justiça Eleitoral; os avanços conquistados em cada gestão até a chegada da total informatização das eleições com a urna biométrica, em 2012.

O livro reflete o comprometimento do Tribunal Eleitoral em preservar a história da democracia em Mato Grosso, trabalho iniciado em 2008 com o lançamento do projeto de recuperação e organização de seu acervo documental e histórico.

Uma das fases desse projeto foi concretizado com a instalação do Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense, criado para oferecer aos visitantes a possibilidade de conhecer e compreender a evolução histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e no Estado e sua efetiva participação no processo democrático do país.

A solenidade de comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral será realizada na Casa da Democracia, anexo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet