Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

caso de sinop

OAB repudia agressão contra pedinte e advogado assume gratuitamente defesa da vítima

Foto: Reprodução

OAB repudia agressão contra pedinte e advogado assume gratuitamente defesa da vítima
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Mato Grosso emitiu uma nota repudiando a atitude tomada pelo madeireiro Adonias Correa Santana, que deu um tapa no rosto de um pedinte da cidade de Sinop (500km de Cuiabá). Além disso, a Ordem informou que o advogado Rogério Pereira assumiu de forma gratuita, respaldada pelo Código de Ética e Disciplina (CED) da advocacia, toda a defesa da vítima.

Leia também:
Homem que deu tapa em rosto de pedinte é tesoureiro do PSL e será expulso do partido

O vídeo foi publicado na internet na manhã de quinta-feira (9). As imagens mostram Adonias conversando com um pedinte. Ele pergunta se o homem quer R $20 e quanto ele consegue ganhar na rua por dia. Logo depois, outro homem, que está filmando, fala para que o madeireiro dê mais R$ 5.

Com uma nota de R$ 5 na mão, Adonias pede para que o homem chegue mais perto. Neste momento, lhe dá um tapa no rosto, e diz: “vai trabalhar, vagabundo!”. O pedinte fica sem reação.

O vídeo foi compartilhado em diversas páginas de todo o Brasil, causando indignação. As pessoas revoltaram-se por um ato deste, principalmente em meio a uma pandemia e recessão econômica.
 
“Desde que tomou conhecimento dos fatos, a OAB Sinop vem fazendo todo o acompanhamento do caso estando, como sempre esteve todo o sistema OAB-MT, à disposição da sociedade para cumprir sua missão de essencialidade na administração da Justiça”, disse a instituição.

Leia a íntegra da nota:

Revoltou toda a sociedade brasileira a agressão torpe praticada contra um cidadão de Sinop (MT) no início desta semana. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a 6ª subseção de Sinop e a Comissão de Direitos Humanos estão acompanhando todo o caso.

Ressalta-se que é, antes de tudo, na qualidade de representante da sociedade civil organizada que a OAB-MT repudia tal fato tomada pelo mesmo sentimento que indigna a cada cidadã e cidadão. Qualquer ato de agressão, por si só, atinge o sentimento de justiça de cada um, mas é a agressão contra vulneráveis que, ainda mais, atinge o sentimento de humanidade de toda a sociedade.

Sentimento esse que mobiliza e promove verdadeiras transformações. Assim, o advogado Rogério Pereira assumiu de forma pro bono, ou seja, totalmente gratuita, respaldada pelo Código de Ética e Disciplina (CED) da advocacia, toda a defesa da vítima.

Desde que tomou conhecimento dos fatos, a OAB Sinop vem fazendo todo o acompanhamento do caso estando, como sempre esteve todo o sistema OAB-MT, à disposição da sociedade para cumprir sua missão de essencialidade na administração da Justiça.

O direito de defesa é pilar, não apenas da Ordem, mas do Estado Democrático de Direito. O direito de defesa dos vulneráveis é a base de sustentação de uma sociedade justa e que busca se desenvolver.

O mundo inteiro vive um momento em que o distanciamento físico imposto pelas medidas de segurança sanitária nos conclama à união de esforços em todos os sentidos. A sociedade unida, especialmente em casos como este, mostra que têm força para vencer as adversidades e transformar realidades.

Por fim, a OAB-MT, a OAB Sinop e a Comissão de Direitos Humanos reiteram seu repúdio à violência, às agressões físicas, verbais, psicológicas e se colocam, junto à sociedade civil organizada, para atuar como agente de transformação social.
 
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT)
6ª Subseção de Sinop (OAB Sinop)
Comissão de Direitos Humanos OAB-MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet